O governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), está desinfetando todas as unidades do Sistema Socioeducativo, que têm capacidade para atender mais de 200 adolescentes em conflito com a lei. Já passaram pelo processo as unidades de Goiânia e de Luziânia, e as próximas a serem desinfetadas serão as de Formosa, Porangatu, Itumbiara e Anápolis.
A medida faz parte de uma séria de ações que vêm sendo adotadas pelo governo de Goiás no combate ao novo coronavírus nas populações dos grupos de risco, como é o caso dos internos e trabalhadores do sistema socioeducativo. Os alojamentos e os espaços coletivos como quadras e refeitórios estão sendo higienizados com produtos indicados pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Além da desinfecção, a secretária Lucia Vânia destaca que todos os procedimentos de prevenção foram adotados nas unidades desde o primeiro decreto do governo. “Foram adquiridos pelo governo todos os equipamentos de proteção individual, como máscaras, jalecos, medidores de temperatura, álcool em gel, óculos e luvas, com a finalidade de oferecer mais segurança e condições de trabalho mais favoráveis aos técnicos das unidades e também aos adolescentes que estão sob a responsabilidade do estado.”
De acordo com o gerente do Sistema Socioeducativo, Sandro Lacerda, o objetivo da ação é proporcionar mais segurança e qualidade de vida aos profissionais e internos que estão nas unidades do socioeducativo. A desinfecção será feita a cada quinzena. Todas as unidades estão passando também por reformas.
Em Goiânia, 82 adolescentes cumprem medidas socioeducativas, e no interior, outros 146, sendo que a maior parte está distribuída nas unidades de Anápolis, Formosa e Luziânia. Nesse período de isolamento social, em que as visitas de familiares foram suspensas, conforme as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Secretaria Estadual de Saúde, os socieoducandos tiveram as atividades ampliadas. Foram realizados campeonatos de jogos eletrônicos, de tabuleiro e de esportes, oficinas de ovos de páscoa e pizza, além de sessões de filmes e de leitura de livros.
Os adolescentes também estão contribuindo para a confecção de máscaras em parceria com profissionais das unidades, técnicos da Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). As mais de 2 mil máscaras já produzidas estão sendo doadas para profissionais da área de saúde e outros servidores que atuam com o público. A Seds também doou para cada família dos adolescentes cestas de alimentos.