Em solenidade em que foi oficializado o repasse de R$ 14,9 milhões a 113 municípios goianos, o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, destacou, nesta segunda-feira (26/02), que o Governo do Estado “entrega resultados”, independentemente do espectro político ao qual o governador Ronaldo Caiado possa ser associado.
A fala do vice-governador foi registrada após discurso do prefeito de Ceres, Edmário Barbosa. O gestor disse que há um senso comum de que agentes públicos “de direita” são vistos como lideranças “avessas ao social” e aos investimentos direcionados às famílias de baixa renda – algo que, segundo o mesmo Edmário, costuma ser vinculado a políticos de “esquerda”. Para o prefeito de Ceres, Ronaldo Caiado consegue quebrar este paradigma.
“Isto é um tipo de concepção que acabou difundida no mundo inteiro. Na verdade, o governador não pode nem ser caracterizado como ‘homem de direita’. Ele é um homem de resultados”, rebateu Daniel Vilela no Salão Dona Gercina Borges Teixeira, no Palácio das Esmeraldas, onde foi realizada a solenidade que contou com a participação de prefeitos e primeiras-damas de diferentes regiões do estado.
“O governador é um homem competente e eficiente, e é isso que as pessoas querem de seus políticos. O cidadão mais vulnerável está longe desta discussão de direita, de esquerda, de ideologias… Ele está lutando para sobreviver, para colocar a alimentação dentro de casa, para sua família”, enfatizou o vice-governador. “E graças ao trabalho que vem sendo feito por ele e por dona Gracinha [primeira-dama e coordenadora do Goiás Social] que a realidade do nosso estado tem sido transformada. É por isso que Goiás é hoje o estado que mais retira pessoas da condição de vulnerabilidade, que avança em diversos setores e que tem a maior rede de proteção social do país”.
Cofinanciamento
O repasse de recursos para os municípios aplicarem em assistência social foi instituído em 2015. Mas foi somente a partir do primeiro mandato do governador Ronaldo Caiado (2019-2022) que ele passou a ser feito anualmente e de forma regular. O vice-governador Daniel Vilela mencionou o fato. “Recursos originalmente destinados às ações sociais estavam sendo utilizados para outros meios em razão da falta de competência e da ineficiência de governos anteriores”, ponderou.
Os recursos do chamado Cofinanciamento Estadual são depositados diretamente nas contas dos Fundos Municipais de Assistência Social e poderão ser empregados em custeio e investimento, inclusive na compra de alimentos para famílias vulneráveis. A verba pública repassada aos municípios tem origem no Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege Goiás). Ao final da solenidade, a primeira-dama Gracinha Caiado informou aos gestores que o dinheiro já estava depositado na conta das prefeituras.
Fotos: André Costa
Vice-Governadoria | Governo de Goiás