O mês de março é mais do que especial, pois no dia 27/03 se comemora o dia internacional do Teatro, e a Cia. Teatral Oops!.. preparou uma programação mais do que especial para comemorar essa importante data: a apresentação dos três espetáculos que compõem a TRILOGIA POE. E as apresentações começam no dia 28/03 (terça), às 20h, no Teatro Goiânia, com a premiada peça OLHO. Já no dia 29/03 (quarta) é a vez do GATO PRETO entrar em cena, às 20h no Teatro Yguá, do Centro Cultural Martim Cererê. E no dia 30/03 (quinta), às 20h, no Teatro SESC Centro, é a vez de estrear a terceira e última peça da Trilogia: WILLIAM WILSON. As apresentações fazem parte do projeto Trilogia Poe – Parte 3 e conta com apoio institucional do Fundo de Arte e Cultura de Goiás.
O projeto
"Trilogia Poe – Parte 3" dá continuidade à pesquisa da obra de Edgar Allan Poe, iniciada pela Cia. Teatral Oops!.. no ano de 2010, realizando, assim, uma série de espetáculos com adaptações de contos deste importante autor, criador do gênero suspense e da literatura policial, que influenciou inúmeros autores, ao longo da História.
Desse modo, o projeto conclui a trilogia de espetáculos nessa etapa, realizando a montagem do texto WILLIAM WILSON, que tem a direção de Sol Silveira e no elenco os atores Francisco Nikollay e João Bosco Amaral, que também assina a dramaturgia, que foi adaptada do conto homônimo de Allan Poe. Para o processo criativo, a Oops!.. mergulhou a fundo no universo do suspense de Poe, trazendo diversas referências às outras duas montagens, com uma proposta estética contemporânea, com a trilha sonora sendo executada ao vivo por Lino Calaça e Leandro Teixeira, que desenvolveram a musicalidade do espetáculo exclusivamente para essa montagem, trazendo diversos elementos do Rock, do Blues, Cool Jazz e do minimalismo. Já no desenvolvimento das cenas, os atores, que tiveram preparação corporal coordenada pela mestra e coreógrafa Edelweiss Vieira, traz características da Dança Contemporânea e do Teatro Físico.
Além das apresentações em Goiânia, a Trilogia ainda irá se apresentar nas cidades de Anápolis e Trindade. A programação completa pode ser acompanhada através do nosso site: www.ciaoops.com.br
Sinopses
OLHO
Adaptação do Conto “Coração Delator” de Edgar Allan Poe, Olho é um espetáculo que busca manter a essência narrativa do conto, mantendo toda a atmosfera “noir”, “policial” e “terror” que o romântico Allan Poe propõe na maior parte de suas obras. Para isto, juntou-se ao texto inicial, trechos de algumas obras de autores como Artaud, Shakespeare e Bacon.
Na trama, a personagem cumpre uma espécie de ritual, fazendo as mesmas coisas durante sete noites no mesmo horário: meia-noite. Esse detalhe nos leva a fazer outros questionamentos: Por que a repetição? O que aconteceu depois? Em cena, teremos a resposta para ao menos uma dessas questões.
GATO PRETO
Annabela é uma mulher de natureza extremamente sensível e delicada, esposa exemplar e especialmente afeiçoada aos animais. Contudo, torna-se uma pessoa irritável, sombria e apática, sem muita simpatia por animais ou pelo próprio marido, frente a um repentino horror desencadeado por sucessivos acontecimentos que a fazem crer que o seu gato, chamado Plutão, possui algo de sobrenatural, uma certa maldição do Gato Preto.
A peça compõe-se apenas de memórias, nas quais Annabela relembra as desventuras de sua destruição, em uma conturbada estória sobre a corrupção moral ao longo do tempo, que, aos poucos, consome a protagonista. Sem falar no misterioso Gato Preto, causador de um enigma intrigante, que põe em cheque a já abalada serenidade da personagem, levando à dúvida sobre se os acontecimentos narrados são verdades inexplicáveis ou apenas exageros de uma mente adoecida.
WILLIAM WILSON
“William Wilson” conta-nos a história de um jovem de descendência nobre que encontra, logo no primeiro dia de escola, um colega com o mesmo nome que o seu. No princípio, William e seu homônimo são apenas colegas de escola, que se detestam levemente por serem tão parecidos, e a maneira protetora com que o homônimo o tratava causava asco e desprezo pelo seu sósia, fazendo-o fugir da escola. Porém após esta fuga, William entra em uma espiral de decadência moral e espiritual, envolvendo-se em orgias, traições e jogos de azar, enredando-se cada vez mais neste mundo sombrio.
O duplo é um tema constante na literatura universal. Edgar Allan Poe o explorou muito bem em contos como “O coração delator” e “Gato Preto”. Entretanto, em “William Wilson”, Poe desenvolve o duplo de maneira drástica e espantosa. O nome composto do personagem homônimo, a duplicidade de caráter do protagonista e a existência de um sósia tão ambíguo de personalidade quanto nas ações, acentuam a gravidade de abordagem desse tema tão importante à literatura poeana e tão presente na personalidade humana.
Serviço
Projeto Trilogia Poe – Parte 3
Espetáculo: OLHO – dia 28/03, às 20h no Teatro Goiânia
Entrada Franca
Espetáculo: GATO PRETO – dia 29/03, às 20h, no Martim Cererê
Entrada Franca
Espetáculo: WILLIAM WILSON (Estreia) – dia 30/03, às 20h, no Teatro SESC Centro
Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia)
Informações: (62) 4141-0500 / 98408-7294 / 98406-0060