Na manhã desta sexta-feira a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou audiência pública para debater o projeto de lei que trata sobre os cortes do programa Passe Livre Estudantil. A proposta foi de autoria do deputado estadual Talles Barreto, que preside a comissão de educação, cultura e esportes da Casa, e é contra a matéria.
Diante as manifestações da última quarta-feira (8) no plenário do legislativo goiano, Talles Barreto decidiu realizar audiência pública para debate entre representantes das entidades estudantis, parlamentares e representantes do governo. O parlamentar considera difícil a aprovação do projeto na Assembleia Legislativa, uma vez que pode prejudicar milhares de estudantes goianos que são beneficiados pelo programa.
Participaram da reunião o presidente da Alego Lissauer Vieira, deputados estaduais Coronel Adailton, Allysson Lima, Hélio de Sousa e Lêda Borges, vereadora de Goiânia Sabrina Garcez, representantes de entidades estudantis e a superintendente da juventude e representante do governo estadual, Thaís Moraes.
Coronel Adailton deixou claro que os governos não têm outro caminho a não ser melhorar a educação no país. “E fazer cortes no Passe Livre Estudantil é andar para trás que nem caranguejo”, frisou. Disse que a Comissão de Educação da Alego está determinada a debater ao tema para encontrar uma alternativa que venha atender especialmente a educação no Estado de Goiás.
Superintendente da juventude, Thaís Moraes, pontuou que não foi procurada pelas entidades e que o projeto foi feito de acordo com as condições orçamentárias do Estado.
Talles Barreto finalizou a audiência reforçando o pedido para que os estudantes e entidades possam comparecer à Casa na terça-feira (14), momento em o projeto poderá ser votado na Comissão Mista e em primeira votação em Plenário. Ele informou, também, que o Auditório Costa Lima já está reservado para a data, para servir de concentração para o público que estiver presente.