Em comemoração ao Dia Nacional do Homem, a Secretaria de Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) promove amanhã, 15, o primeiro Circuito da Saúde. A programação será iniciada às 7h30 na sede da Seinfra e contará com palestras de educação em saúde, segurança do trabalho, entre outras ações. Tendo como público-alvo os servidores administrativos e operacionais da secretaria, a ação tem como objetivo principal discutir, informar e conscientizar os trabalhadores sobre a saúde do homem.
O circuito contará com profissionais de fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, assistência social, segurança do trabalho e enfermagem, entre outros. Serão abordados no evento temas como a prevenção contra a perda auditiva induzida por ruído, violência no trânsito, alcoolismo, tabagismo, drogas, DST/AIDS, saúde ocupacional, Lesão por Esforço Repetitivo (LER/DORT), acidentes de trabalho, hipertensão e diabetes. Os participantes também vão receber informações e orientações sobre a Dengue, a Chikungunya e o Zika Vírus.
O secretário municipal de Infraestrutura, Nivaldo dos Santos, destaca que, de forma geral, os homens não costumam buscar atendimento preventivo de saúde, permitindo que as enfermidades se agravem: “Muitas dessas doenças poderiam ser evitadas se os homens buscassem auxílio antecipadamente e a informação é um dos melhores métodos para conscientizá-los da importância da prevenção”.
Nivaldo ressalta que o trabalhador não é afetado somente por doenças ocupacionais, ou seja, aquelas decorrentes da atividade que exerce, mas também por fatores externos. “A relação dos homens com acidentes de trânsito; consumo de álcool e de drogas e o envolvimento em situações de violência é maior. Por isso, também estamos colocando esses assuntos em pauta”, explicou o secretário.
Para a enfermeira do trabalho Elizabeth Estevo, o ambiente institucional é um campo fértil para o desenvolvimento de ações de saúde. “É aqui que os trabalhadores passam a maior parte do dia. Este fato possibilita que a instituição promova o encontro deles com profissionais de saúde e de assistência”, afirmou Elizabeth, completando que a promoção da saúde “gera benefícios como a melhora da qualidade de vida, a prevenção das incapacidades para o trabalho e aposentadorias precoces”.
O circuito conta com a parceria da Drogasil, da Secretaria Municipal de Administração (Semad), por meio da diretoria de saúde e de segurança do servidor, e da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do Distrito Sanitário Campinas/Centro, do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Negrão de Lima e do Centro de Saúde Vila Santa Helena, que disponibilizarão material informativo, palestrantes e profissionais.