Em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado nesta terça-feira (18/5), a Secretaria de Saúde de Goiânia, por meio das Redes de Atenção Psicossocial (RAPS), realiza o Sarau (R)Existimos. O movimento combate a ideia de que deve-se isolar pessoas com problemas psiquiátricos.
Entende-se assim que o tratamento manicomial deve ser substituído por atendimentos terapêuticos através de centros comunitários, de convivência e tratamento ambulatoriais. Devido a isso, na década de 90, o Ministério da Saúde começou a substituir o tratamento em hospitais por atendimentos comunitários.
“A nossa Rede de Atenção Psicossocial em Goiânia é bastante fortalecida contamos atualmente com 12 CAPS que oferecem diversos atendimentos para crianças e adultos, Pronto Socorro Wassily Chuc, Centro de Convivência Cuca Fresca além de programas de inclusão social pelo trabalho e os serviços de acolhimento por meio da Atenção Básica de Saúde,” afirma a gerente de Saúde Mental, Kellen Cristina Fernandes.
Confira a programação do Sarau (R)Existimos:
Terça-feira (18/5)- 9h – Mesa Recuperar e reimaginar: Dia Internacional dos Museus e Dia Nacional da Luta Antimanicomial.
Local: YOUTUBE do Museu Antropológico (AO VIVO)
Link: https://www.youtube.com/
Terça-feira (18/5) – 15h – Roda de Conversa: Trocando ideias sobre saúde mental infanto juvenil.
Local: Youtube do Sarau (R)Existimos (AO VIVO)
Link: https://www.youtube.com/
Quarta-feira (19/5) e quinta-feira (2005) – As unidades da RAPS e coletivos de cultura popular irão compartilhar, no instagram e facebook, as produções com a #sarauexistismos2021 e as páginas do evento irão divulgar.
Sexta (21/02) -15h – Bingo da Luta Antimanicomial (com brindes produzidos por unidades da RAPS) + Atividades artísticos culturais.
Local: Plataforma Google Meet