A iniciativa do Governo de Goiás tem como objetivo reconhecer, valorizar e divulgar as potencialidades dos artistas goianos, garantindo qualificação e renda. Além de valorizar a cultura e preservar as tradições de um setor composto por cerca de 9 mil produtores. Representando o grupo Aviva, o gerente de relações institucionais, Munir Calaça anunciou a parceria entre o grupo e o Governo de Goiás, para cessão de espaço no empreendimento destinado à divulgação das artes goianas.
O roteiro do levantamento da realidade e das demandas dos artesãos goianos incluiu visitas à loja colaborativa CooperArte e à artesã Beneri Rodrigues, em Morrinhos; ao artista Caubi Fleipe e ao Museu de Bonecos Gigantes, em Caldas Novas; e à exposição coletiva da Associação dos Artesãos do Rio Quente, em Rio Quente.
Munir Calaça adiantou que o protocolo de intenções assinado com o Governo deverá abrir o espaço para o artesanato da região das águas quentes até dezembro de 2021, quando o grupo Aviva pretende finalizar as melhorias no complexo. A proposta é transformar seus sete hotéis e dois parques aquáticos em uma cidade turística: a Hot City, nome baseado no famoso Hot Park.
Em função da proximidade dos empreendimentos, a ideia é unificar toda a área com propriedades em uma ‘pequena cidade’, algo como ocorre na Disney, em que os estabelecimentos ficam dentro de uma zona concentrada. Hoje, três dos hotéis do Rio Quente Resorts ficam ainda fora da área principal da propriedade, com transfers indo e vindo deles trazendo os hóspedes para os parques. A portaria de entrada que dá acesso a todo complexo já foi inaugurada.
Gracinha Caiado destacou a qualidade do artesanato produzido em Goiás. “ por onde andamos temos visto peças de trabalho minucioso e criativo desses artesãos. Homenagear esta produção foi uma excelente iniciativa já que estes artistas merecem todo o reconhecimento por parte do Governo do Estado e da sociedade em geral,” afirmou.