Agronegócio

Reunião do Ser Natureza-Meia Ponte, em Itauçu, define compromissos para ações da primeira etapa

Roda de negociação aconteceu no plenário do Júri do Fórum local

Com o apoio da equipe do Projeto Ser Natureza – Meia Ponte, a Promotoria de Itauçu realizou no último dia 7 uma roda de negociação com o objetivo de planejar as ações da primeira etapa do projeto, que vão abranger o cercamento e plantio de mudas para a recuperação de nascentes do Rio Meia Ponte em propriedades rurais do município.

O evento teve a participação de sete produtores rurais escolhidos previamente pela Saneago e Emater para iniciar o projeto-piloto. A reunião contou ainda com a presença dos parceiros do projeto: Senar, Sindicato Rural, Emater, Saneago, prefeitura de Itauçu, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Câmara Municipal. A roda de conversa foi conduzida pelo promotor de Justiça Marcelo Faria da Costa Lima, com o auxílio técnico das servidoras da Coordenação de Apoio à Atuação Extrajudicial do MP, Adriane Chagas e Maria José Soares.

Dos sete produtores, cinco serão beneficiados pela Saneago e dois receberão as ações de proteção ambiental do Senar, com a doação do material para o cercamento. Desse modo, foi deliberado na roda de negociação que a Seap designará presos que cumprem pena da Unidade Prisional de Itauçu para contribuir com mão de obra para os trabalhos de cercamento e plantio de muda, com o apoio da prefeitura, que estava representada no encontro pelo prefeito Moacir Dias Barbosa e o secretário do Meio Ambiente, Enventomar de Oliveira.

O cercamento das propriedades terá início já na segunda quinzena de novembro, após a marcação das nascentes, trabalho a ser realizado pela equipe técnica da Emater na próxima semana. A previsão é de que até o dia 31 de dezembro deste ano todas as nascentes existentes nas sete propriedades estejam devidamente cercadas e reflorestadas.

Neste período, o Senar realizará um treinamento de uma semana para os produtores rurais e outros interessados sobre temas como cercamento, plantio de mudas e recuperação de áreas degradadas. Esta capacitação será realizada em uma das propriedades já escolhidas e servirá de modelo para que seja replicado nos demais imóveis rurais. Confira aqui a íntegra do plano de ação para a primeira etapa do projeto em Itauçu.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do MP-GO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Verified by ExactMetrics