Na manhã desta sexta-feira, 2, o candidato da coligação Uma Nova Goiânia, Vanderlan Cardoso, participou do debate promovido pela rádio Interativa, no programa Falando Sério, e disse não se importar que seja curto o tempo de campanha. “Esse pouco tempo de campanha tem sido muito produtivo para mim. É bom que ela seja curta, pouco mais de um mês, porque Goiânia não pode esperar mais”.
Vanderlan demonstrou inquietação ao ver candidatos apontarem soluções para os problemas de Goiânia, mas sem mostrar como viabilizar recursos. “É essencial buscar parcerias com o governo estadual e federal para resolver a questão da mobilidade urbana, por exemplo”, disse, além de destacar que vai intensificar parcerias com entidades filantrópicas para a educação e, a partir de então, investir na construção de CMEIs (Centros Municipais de Ensino Infantil).
O candidato do PSB deixou claro que não vai priorizar uma área em detrimento de outras. “Esporte é uma área muito importante. Quando investimos nele, investimos em saúde, educação, tiramos pessoas das ruas, das drogas, da violência. Vamos trabalhar para elevar o número de jovens e adolescentes nas escolinhas esportivas, o que vai solucionar muitas questões”.
Mobilidade urbana
Vanderlan entende que algumas políticas adotadas no município foram equivocadas, como a maneira de implantação de corredores exclusivos para o transporte coletivo. “É preciso dialogar com os comerciantes antes de intensificar as linhas exclusivas de ônibus. O jeito como elas foram instaladas matou o comércio em vários lugares. Vamos trabalhar para consertar isso, contratar técnicos, fazer estudos aprofundados das regiões”, explicou.
Já para o investimento na construção de viadutos e trincheiras o candidato do PSB acredita que a parceria com o governo do Estado será essencial. Outro ponto que precisa ser revisto com urgência, destacou o candidato, é o asfalto da capital. Ele lembrou que em grande parte da cidade ele foi construído há 60 anos e, desde então, só é recapeado. “Precisamos de um asfalto decente, além de trocar as galerias pluviométricas, que não são mais tão eficientes “, disse Vanderlan
Tratamento de água e esgoto
“Devemos firmar parcerias e orientar empresas e a população sobre a poluição dos rios e córregos que cortam Goiânia. Temos, ainda, que inovar a maneira que é feito o tratamento da água”, destacou o candidato do PSB ao lembrar que existem tecnologias mais avançadas e que não são usadas na capital.
Mais uma vez ao falar em integração entre as áreas, Vanderlan afirmou que tratar água e esgoto é também cuidar da saúde. Segundo ele, somado a isso, vai completar 80% das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), com médicos, dentistas, enfermeiros e outros profissionais que atendem diretamente nos bairros já no primeiro ano à frente da prefeitura, chegando a 100% de cobertura até o fim do mandato.
“Goiânia precisa voltar a crescer. Vamos investir em distritos industriais e criar polos em cada região para levar desenvolvimento e empregabilidade para o goianiense e, assim, gerar conforto, comodidade e qualidade de vida para todos”, afirmou Vanderlan.
———————————————————-
Residencial Goiânia Viva: população clama por saúde e segurança
Candidato do PSB à prefeitura de Goiânia, Vanderlan ouviu reclamações e apresentou projetos durante caminhada na região Oeste da capital
Saúde e segurança foram as principais reivindicações de melhorias e investimentos por parte dos moradores e comerciantes do Residencial Goiânia Viva, por onde passou a comitiva da coligação Uma Nova Goiânia, liderada pelo candidato a prefeito, Vanderlan Cardoso, na tarde desta quinta-feira, 1º. O candidato visitou os comércios e conversou com a população do bairro.
“Percebo reclamações recorrentes sobre Saúde e Segurança Pública aqui na Região Oeste. Nós, enquanto gestores públicos, devemos buscar saídas para solucionar esses graves problemas. Parcerias com o Estado, investimento em educação e geração de empregos são cruciais para diminuir a criminalidade, além da atenção para a saúde básica, no bairro”, destacou o candidato do PSB.
Referendando os números das últimas pesquisas, que apontam a saúde como principal reivindicação da população de Goiânia, os moradores do Goiânia Viva apresentaram muitas queixas ao candidato e pediu solução para o problema. “A Saúde aqui nesse setor é um caos. Nunca tem médicos nas unidades. Sempre que precisamos, a gente tem que ir para o Cais do Bairro Goiá”, denunciou o comerciante Clarindo Eterno, 46. Vanderlan afirmou que, em um ano, vai completar aproximadamente 80% das equipes do Programa Saúde da Família (PSF), com médicos, dentistas, enfermeiros e outros profissionais que atendem diretamente nos bairros e estão mais próximos do cidadão, e até o fim do seu mandato chegará a 100% de cobertura.
O auxiliar de limpeza Aldair Luiz, 41, mora na Região Noroeste, mas nem por isso deixou de acompanhar Vanderlan na caminhada pelo Residencial Goiânia Viva. O trabalhador reclama que, na região onde mora, os problemas da área da saúde também são alarmantes. Segundo ele, a espera por atendimento é longa. “Além disso, quase não temos unidades de saúde por lá. Moro no Jardim das Rosas e tenho que me deslocar para outro setor, quando preciso de atendimento”, completou. Vanderlan quer solucionar esse problema com investimento também na infraestrutura das unidades para oferecer melhor atendimento à população.
Comércio e desenvolvimento
“Tenho certeza que a área do comércio vai melhorar com a entrada do Vanderlan. Ele é um excelente empresário e, pelo que conheço da administração dele em Senador Canedo, ele tem muito a fazer para melhorar a nossa situação aqui em Goiânia”, ressaltou a comerciante e moradora do Residencial Goiânia Viva, Juliana Solto de Lima.
Vanderlan apresentou o projeto dos polos industriais e de desenvolvimento regional, no qual as indústrias são levadas para todas as regiões da cidade, para que a população tenha oportunidade de trabalhar perto de casa. “Com isso, resolvemos vários problemas, como o desemprego, o transporte, pois ao trabalhar na região onde mora não é preciso enfrentar horas dentro de um ônibus e, também, da segurança pública, pois ao gerar renda, tiramos pessoas das ruas e da ociosidade”.
Vanderlan lembrou do seu projeto de criar unidades administrativas nos bairros, aproximando a prefeitura das pessoas, favorecendo a solução dos problemas do setor. “Quero fazer de Goiânia uma cidade melhor, com uma gestão mais próxima do cidadão. Aos moradores do Residencial Goiânia Viva posso garantir que todos esses problemas citados por vocês vão ser discutidos pela nossa equipe e vamos apontar soluções para todos eles em curto prazo”, finalizou Vanderlan.
————————-
Vanderlan apresenta propostas para Goiânia, em Sabatina
O candidato a prefeitura pela coligação Uma Nova Goiânia, Vanderlan Cardoso, participou na manhã desta quinta-feira, 1º, da sabatina da rádio Bandeirantes 820 AM. A entrevista foi conduzida pelo jornalista Marcelo Heleno e contou com a participação de jornalistas e líderes sindicais convidados.
Durante duas horas e meia de entrevista, Vanderlan discorreu sobre vários pontos de seu plano de governo para a capital. O candidato ressaltou novamente a necessidade urgente de um planejamento de gestão para Goiânia nas mais diversas áreas, em uma administração ágil, moderna e próxima da população goianiense.
Confira alguns dos principais trechos da entrevista de Vanderlan Cardoso na sabatina da rádio Bandeirantes 820.
Trânsito e mobilidade
“O prefeito precisa assumir suas responsabilidades. Não adianta somente radar, zona 40, zona 20. É preciso cuidar da sinalização, educação na mídia, nas escolas, para que as crianças possam educar também os pais. O morador de Goiânia está com medo de sair nas ruas da cidade para não receber multas indevidas por problemas da fiscalização. Hoje temos 322 agentes sem condições de trabalho na Superintendência Municipal de Trânsito. Vamos fornecer equipamentos adequados de trabalho”.
Segurança
“A segurança deve começar na base da sociedade. É o que chamamos de segurança primária. Investir em esporte, lazer, cultura e educação, também é investir em segurança. Mas o poder público precisa iluminar as ruas, cuidar das praças, integrar as forças de segurança”.
Saúde
“Primeiro é preciso investir no Programa de Saúde da Família. O pronto socorro trata a doença, mas é preciso tratar o início de tudo, lá no bairro. É preciso colocar todas as equipes completas. Hoje a prefeitura diz que tem 50% de cobertura, mas isso está só no papel. No primeiro ano vamos aumentar para 80% e, até o quarto, vai chegar a 100%. Eu falo com conhecimento de causa, pois nós fizemos uma das melhores Saúde do Brasil em Senador Canedo”.
Educação
“Vamos respeitar os direitos adquiridos pelos professores e dar condições de trabalho para os profissionais da educação, para que eles e os alunos tenham prazer em estar nas escolas. Precisamos desenvolver as parcerias com as escolinhas de iniciação esportiva, termos de 20 a 25 modalidades esportivas para que os alunos escolham. Vamos fazer também parceria com as academias particulares para dar ocupação para que os jovens não fiquem na ociosidade. Estou falando de esporte, pois se quer melhorar a educação, melhore o esporte”.
A rádio está realizando a sabatina com todos os candidatos a prefeito da capital. Além da transmissão normal, na rádio, também está sendo transmitido ao vivo pela página do site Mais Goiás, na internet.