Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), projeto de lei de autoria da deputada estadual Lêda Borges (PSDB), que pretende tornar obrigatório o treinamento para situações de perigo nas escolas públicas do estado. Propositura foi apresentada pela parlamentar durante sessão plenária desta quarta-feira (20).
A proposta é que as escolas da rede estadual estabeleçam parcerias com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar (PM), para que os profissionais capacitados ministrem o treinamento em forma de palestras e aulas práticas sobre como proceder em situações de incêndio, assalto, terrorismo e outros.
O projeto de lei foi apresentado uma semana após o massacre na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, São Paulo, que resultou na morte de dez pessoas entre funcionários e alunos. Para a deputada, situações como esta provam que é dever do Estado dotar de estrutura as unidades escolares.
“Podemos observar que muitas escolas públicas não têm estrutura adequada para enfrentar situações de perigo como incêndios, assaltos e ataques. Os estudantes e servidores não são devidamente orientados. Acredito que a lei irá contribuir pois os treinamentos irão conscientizar todos a proceder com segurança em momentos que exigem muita atenção e cuidado”, justifica a deputada.