No fim de semana passado, a Prefeitura de Valparaíso por intermédio da Secretaria de Educação, lançou o Programa Novo Mais Educação. O evento de apresentação aconteceu na Escola Municipal Gilmar de Jesus Cavalcanti, dirigida pela senhora Sandra Lisboa, e contou com a participação do prefeito Pábio Mossoró.
O Novo Mais Educação tem como objetivo melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes. Segundo a Secretaria de Educação, em 2017, o reformulado projeto educacional realizará acompanhamento pedagógico obrigatório nas duas disciplinas já citadas.
“Hoje estamos aqui lançando um importante programa para desenvolver e melhorar a qualidade da educação do nosso município. Que atenderá em tempo integral, por meio de oficinas e com olhares voltados para a aprendizagem do aluno”, afirmou a secretária de Educação, Rudilene Farias Nobre.
Os estudantes participantes da ação desenvolverão atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer. A intenção é impulsionar o desempenho educacional de cada indivíduo através da complementação da carga horária em quinze horas semanais no turno e contraturno escolar. A finalidade do Programa é contribuir para a alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, com o auxílio de acompanhamento específico.
“O Governo Federal programou o Novo Mais Educação justamente para instrumentar e avançar as questões pedagógicas. Com a instrumentação das escolas e da valorização dos profissionais, nós teremos o compromisso de melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Por isso, eu peço aos senhores pais dos alunos, que participem ativamente da vida escolar das crianças”, discursou o prefeito Pábio Mossoró.
Ao todo, 12 escolas municipais de ensino fundamental foram contempladas com o reformulado Programa. E, a Escola Municipal Gilmar de Jesus Cavalcanti é uma delas. A unidade de ensino atenderá 100 alunos distribuídos no turno e contraturno que iniciarão as atividades no próximo dia 20 de março. A carga horária diária se iniciará às 8h e se encerrará às 17h de segunda à quinta-feira.
“Nós temos que oferecer um ensino de qualidade, porque os nossos alunos merecem. A Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal tem nos fornecido material, o apoio técnico e professores qualificados. Para que possamos realizar um bom trabalho. O Novo Mais Educação vem para complementar as atividades”, disse a diretora Sandra Lisboa.
O Governo Municipal visa melhorar resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais, além de ampliar o período de permanência dos alunos nas escolas. Para que isso seja possível, a Secretaria de Educação vem trabalhando com foco na redução do abandono, da reprovação, da distorção, da idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar.