A Prefeitura de Valparaíso, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura Familiar, promoveu no último fim de semana, a Feira do Produtor. A ação realizada na sede da Escola de Educação Ambiental foi o primeiro da atual gestão em apoio ao segmento.
O evento objetivou apresentar à população os pequenos produtores da zona rural do município, valorizando a agricultura familiar e incentivando a expansão dos negócios.
Durante a atividade marcada pela chegada de uma cavalgada, os agricultores realizaram a exposição e a comercialização de doces, farinha, frutas, legumes, pães, verduras e demais produtos.
Segundo o prefeito Pábio Mossoró, a iniciativa buscou valorizar os agricultores que produzem alimentos saudáveis e de grande qualidade, contribuindo com a geração de renda para muitas famílias e fomentando a economia local.
“Nós tivemos o cuidado e a responsabilidade de montar um corpo técnico, justamente para que possamos dar um respaldo a sociedade. Essas ações precisam ser mais divulgadas, chegando a todos os bairros e atendendo um maior número de pessoas. Elaboraremos um calendário de organização para que essa feira possa atender outras regiões de Valparaíso”, afirmou o chefe da administração municipal.
De acordo com Rafael Viana, Secretário de Meio Ambiente e Agricultura Familiar, a feira ganhará novas edições e a meta é engradecer cada vez mais a iniciativa, que buscou levar aos cidadãos alimentos produzidos no município e com preços bastante acessíveis.
“Eu quero agradecer ao governo municipal que está dando total suporte e tem sido um grande parceiro dos agricultores. Estou muito feliz e quero dizer que este evento será o primeiro de muitos. Por isso, espero que as pessoas possam participar, porque os produtores precisam ter apoio e apresentar seus ótimos produtos ao público”, disse Viana.
Participaram também do evento Jaime Felipe, engenheiro agrônomo; José Ferreira, presidente do Conselho de Alimentação Escolar e do Sindicato da Agricultura Familiar; Carlos Roberto, presidente da Organização Social e Ambiental da Fauna e Flora do Brasil – OSAFF; Chico Malta, diretor de agricultura familiar; e demais autoridades.