A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social ( Semas), lançou nesta quinta-feira (12/11) a plataforma digital do Serviço de Acolhimento em Família, em parceria com o Juizado da Infância e Juventude, Ministério Público e Defensoria Pública.
Por meio da plataforma, as famílias que desejam fazer parte do Programa Família Acolhedora poderão fazer o cadastro.
As famílias selecionadas recebem em suas casas crianças e adolescentes que precisam de acolhimento temporário, por estarem em situação de vulnerabilidade, terem tido seus direitos violados e se encontrarem sob medida protetiva.
Elas ficam com a família acolhedora até que possam retornar para suas famílias de origem ou, quando isso não for possível, sejam encaminhadas para adoção.
Durante o lançamento da plataforma, o secretário municipal de Assistência Social, Mizair Lemes Júnior, explicou como será o processo de cadastramento. ” No site da Prefeitura de Goiânia estará disposto um link para que as famílias interessadas em fazer o acolhimento por um período de até dois anos possam se inscrever. Com a validação, essas famílias vão se dirigir até uma loja do Atende Fácil para apresentar a documentação exigida. Depois disso, será feita uma análise por uma equipe técnica composta por psicólogos e assistentes sociais para validar o processo de acolhimento temporário”, pontuou.
O prefeito Iris Rezende destacou o valor de uma iniciativa como essa. ” A criatura humana precisa ser motivada. Quando surgem essas ações para melhorar a vida de tantas crianças, isso é motivo de muita alegria para nós”, falou.