A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, criada pelo governador Marconi Perillo, segue sua turnê pela China e, neste início de semana, se apresentou nas cidades de Deqing (domingo, 02/01) e Hangzhou (segunda, 03/01). Nas duas cidades o público presente teve boa interatividade com a Orquestra, demonstrando grande interesse especialmente pelas músicas brasileiras.
Em Deqing o concerto teve transmissão ao vivo por TV e ainda atraiu grande público para o Deqing City Auditorium. Já em Hangzhou, o moderno Hangzhou Grand Theatre recebeu uma plateia bastante participativa. Segundo o maestro Andreyw Batista, um dos regentes da Orquestra Jovem, “os chineses imaginavam ouvir um concerto tradicional e, por isso mesmo, não tinham expectativa alguma. A reação tem sido muito positiva, muito contagiante”, afirma o maestro.
Dos oito concertos programados, sete já foram realizados em importantes cidades chinesas. Nesta quinta-feira 03/01, a apresentação será na ilha de Shengsi. Após esse espetáculo o grupo retorna ao Brasil.
Para Andreyw Batista, os benefícios da turnê já estão acontecendo e muitos virão com o tempo, inclusive outros convites para que a Orquestra se apresente novamente no país. “Nesse momento nós não temos ideia da real repercussão e do próprio benefício que nós estamos criando aqui. A próxima orquestra latina que vier já terá um referencial. Possivelmente será até mais fácil”, garante Andreyw.
A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás é mantida pelo Governo de Goiás, por meio da SED. O grupo é formado por alunos do Itego em Artes Basileu França que recebem uma bolsa-orquestra no valor de R$ 800.
Essa é a terceira turnê internacional da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. O grupo já se apresentou na Espanha, em 2011, na Alemanha, em 2014, e no festival Villa-Lobos, da Venezuela, em duas oportunidades, 2013 e 2015.