O governador Marconi Perillo participou da entrega de Título de Cidadania Vilaboense ao diretor do Palácio Conde dos Arcos, José Filho, na tarde de ontem, 25, em solenid ade no próprio Palácio. Mais tarde, participou também do lançamento do livro “Vida, lutas e sonhos”, do escritor e militante político Tarzan de Castro.
Marconi disse que é um título justo e parabenizou a Câmara Municipal de Goiás pelo gesto: “José Filho é o guardião desse Palácio. Acho que demorou muito para José Filho receber esse título. Ele sabe de cada detalhe e informação da história do Conde dos Arcos. Nós o consideramos da nossa família, afinal são quase 20 anos de convivência”, reconheceu.
José Filho nascido em Bandeirante (MT) cuida do Palácio há 40 anos. Emocionado, ele agradeceu pela homenagem e ressaltou a honra que é trabalhar no museu. A honraria é proporcionada pelo legislativo municipal que tem no seu comando a presidente, vereadora Eliane de Bastos. E a propositura do título a José Filho foi do vereador Jorcelino Santos (Celino).
A prefeita Selma Bastos falou sobre a forma competente e amorosa que José Filho cuida do Palácio: “Essa homenagem é uma representação de como nos sentimos honrados e gratos por tê-lo agora como verdadeiramente um cidadão de Goiás”.
Participaram da homenagem, os secretários Sérgio Cardoso (Articulação Política), Raquel Teixeira (Seduce) e o superintendente executivo de Cultura, Nasr Chaul.
Livro de Tarzan – Na sequência da agenda, o governador e a primeira-dama, Valéria Perillo, abriram os jardins do Palácio Conde dos Arcos para o lançamento do livro biográfico do escritor Tarzan de Castro “Vida, Lutas e sonhos”. A obra é um balanço de suas múltiplas aventuras políticas no Brasil, na China, no Uruguai no Chile, na França e na antiga União Soviética.
“A história de Tarzan é a história de um grande brasileiro. Quando votei pela primeira vez, votei em Tarzan para deputado estadual exatamente por conhecer sua luta. Estou emocionado em recebê-lo aqui. Fico feliz por este momento que demonstra mais uma vez o caráter democrático de Tarzan”, afirmou Marconi.
Tarzan ressaltou em seu discurso sua relação com a cidade de Goiás durante sua juventude. Aos 78 anos (completa em junho), avalia que chegou o tempo de contar tudo — inclusive sua vida sexual, com guerrilheiras, não-guerrilheiras e até uma freira bela e pudica. Há espaço para histórias bem-humoradas. A obra foi escrita com o apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás.
Presidente da Associação Goiana de Imprensa, Valterli Guedes, disse que Marconi tem feito um trabalho diferenciado pela cultura de Goiás: “Hoje o nosso Estado conta com um governador que tem preocupação e cuidado com a cultura”. Estiveram presentes, no lançamento, personalidades do meio cultural e intelectual da cidade e do Estado.