Notícias

MP-GO promove capacitação de comerciantes de carne em Acreúna

A cidade de Acreúna sediou, sábado  e  domingo (2 e 3/9), o curso Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para Açougue. Organizado pelo Centro de Apoio Operacional (CAO) do Consumidor e Terceiro Setor e pela 1ª Promotoria de Justiça de Acreúna, e de realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o evento teve participação de representantes de estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal no município e que assinaram termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público.

A capacitação integra o Programa Goiás Contra a Carne Clandestina, que tem por objetivo coibir a venda de carnes de origem irregular no Estado. Composto por quatro fases, a iniciativa visa promover operações de fiscalização de estabelecimentos comerciais, realizar audiências públicas com o intuito de conscientizar a população sobre os malefícios da carne clandestina, ministrar cursos de manipulação de alimentos para açougue, além de oferecer, via educação a distância (EAD), a capacitação de profissionais que trabalham em vigilâncias sanitárias municipais.

Em Acreúna, as duas primeiras fases já foram promovidas. Em outubro de 2016, uma operação de fiscalização apreendeu cerca de 2 toneladas de carnes e produtos derivados do leite impróprios ao consumo, além de produtos fora da data de validade.

Ainda como atuação do programa, o promotor Sandro Henrique Silva Halfeld Barros, da 1ª Promotoria de Justiça de Acreúna, junto com técnicos da Coordenação de Apoio Técnico Pericial (Catep) do MP-GO, promoveu audiência pública expondo à população e comerciantes locais os riscos do consumo de carne clandestina e ressaltando a necessidade de adequação às normas sanitárias. Na ocasião, foram firmados 19 termos de ajustamento de conduta com proprietários de estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal.
O município de Acreúna será o primeiro a receber a terceira fase do programa, composto pela capacitação de representantes de estabelecimentos comerciais. Ao todo, 22 pessoas vão participar do curso. 
A quarta fase do programa, que tem por objetivo a capitação de profissionais de vigilância sanitária, está em fase de elaboração.

(Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Verified by ExactMetrics