Cerca de 800 famílias do bairro de Aparecida de Goiânia foram convocadas pela Agência Goiana de Habitação para ação do Governo de Goiás, que acontecerá no Centro Marista Divino Pai Eterno. Em torno de 500 famílias vão receber, gratuitamente, as escrituras de seus imóveis. Outras 271 foram convocadas para assinar as escrituras que serão enviadas para registro em cartório
O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), reúne neste sábado (21/9) mais de 1000 moradores do bairro Madre Germana I, em Aparecida de Goiânia, para entrega de 473 escrituras e coleta de assinaturas em outras 271 escrituras para o registro em cartório. O governador Ronaldo Caiado comandará a solenidade, que começará às 9 horas, no Centro Marista Divino Pai Eterno – CEMADIPE (Rua MG-17, Qd. 36, Lt. 1/30, Conjunto Habitacional Madre Germana I, Aparecida de Goiânia – GO), com a presença do presidente da Agehab, Eurípedes do Carmo, lideranças políticas e comunitárias da região.
A Agehab é responsável pela execução do programa de regularização fundiária urbana de interesse social das áreas de domínio do Estado. O presidente da Agência, Eurípedes do Carmo, lembra que os moradores do Madre Germana vivem há mais de 20 anos no local sem a segurança da escritura. Ele destaca que o governador Ronaldo Caiado pediu empenho da equipe da Agehab para destravar os processos e avançar com o programa para legalizar bairros e entregar quase 30 mil escrituras que ainda estão pendentes.
As famílias do Madre Germana foram convocadas pela Agehab por carta. Elas devem comparecer ao local da solenidade portando documentos pessoais e a carta convocatória. A Agehab esclarece que a assinatura da escritura é feita pelo titular do imóvel e pelo cônjuge, se casado ou em união estável.
O presidente da Agehab esclarece que a escritura é gratuita para moradores originários ou com renda de até quatro salários mínimos. O grande diferencial do programa de regularização do Estado é que a escritura entregue é registrada em cartório, também sem qualquer ônus para o beneficiário.
Em abril último, o Governo do Estado atendeu com o programa mais de 1000 famílias na região Noroeste de Goiânia. Foram entregues 322 escrituras para moradores do Jardim Curitiba e coletadas assinaturas em 764 escrituras de moradores de oito bairros da região: Jardim Curitiba, São Domingos, Floresta, Primavera, Boa Vista, Vitória, São Carlos e Mutirão. Estas escrituras já estão em cartório para registro. A previsão da Agehab, de acordo com o presidente Eurípedes do Carmo, é de entregar 2 mil escrituras ainda este ano.
O Madre Germana I é separado do Madre Germana 2, que pertence a Goiânia, por meio da GO-040. O bairro foi fundado em 1996 por integrantes de movimentos de luta por moradia em área pertencente ao Estado de Goiás.