Os anseios da construção civil e o anúncio de mudanças no Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) estão entre as pautas esperadas para a reunião do presidente interino Michel Temer com representantes do setor, entre eles o presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Stival. O encontro foi articulado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para apresentar formalmente a agenda da construção ao presidente interino, nesta quinta-feira (11/08), no Palácio do Planalto. Michel Temer deve aproveitar a presença da delegação com cerca de 800 pessoas para anunciar investimentos e alterações nas regras do programa que beneficiem mais pessoas. Vice-presidente da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC), Luiz Stival integra a comissão da ABC no encontro.
O governo federal já anunciou a adoção do Cheque Reforma como primeiro programa social da gestão Temer, inspirado no programa Cheque Mais Moradia do Governo de Goiás, que lidera o ranking dos estados na contratação de moradias. Com programa modelo na área de regularização fundiária, o Casa Legal, a Agehab também integra grupo de trabalho do Ministério das Cidades para propor ações semelhantes no âmbito federal.
A recuperação da economia brasileira tem sido debatida por empresários e dirigentes da construção civil em todo o País. A agenda proposta pelo setor inclui a aprovação de reformas estruturantes, a adoção de mecanismos para o melhor controle dos gastos públicos e medidas que levem à retomada do investimento, entre elas maior celeridade nos projetos de concessões e parcerias público-privadas (PPP), de modo que mais empresas possam participar das licitações e outros segmentos sejam agregados. “A palavra da ordem é parceria. A união das esferas federal, estadual, municipal e iniciativa privada estão promovendo o maior programa de habitação da história de Goiás, com 14 mil moradias entregues no Governo Marconi Perillo”, afirma Luiz Stival, destacando que moradia é um dos eixos do programa Goiás Mais Competitivo.