Vice-governador intensifica reuniões que discutem convênios para destinar investimentos aos 246 municípios. Gestores aceleram trabalhos das equipes técnicas locais tendo em vista destinar à Secretaria de Governo documentação exigida, bem como projeto básico das obras
O vice-governador José Eliton completou nesta sexta-feira a marca de 203 prefeitos recebidos em seu gabinete para tratar de convênios destinados a investimentos do Governo do Estado nos municípios. Líderes municipais recebem orientações para a assinatura dos convênios que darão início, em breve, a centenas de obras em todas as regiões do estado.
José Eliton lembra que Goiás viverá nos próximos dias um momento histórico, oportunidade em que os 246 municípios darão início a obras prioritárias para a população, criando frentes de trabalho, gerando emprego e renda. Grandes ou pequenos, todos estão sendo contemplados com recursos resultantes da economia de gastos do governo estadual e que envolvem cerca de R$ 500 milhões. Além desses investimentos, o governo de Goiás realizará obras estruturantes nas diferentes regiões, dentro do programa Goiás Na Frente, que totaliza R$ 9 bilhões de recursos públicos e privados.
Neste momento, os prefeitos aceleram os trabalhos das equipes técnicas locais para entregarem o mais rápido possível à Secretaria de Governo (Segov) a documentação exigida inicialmente, bem como o projeto básico das obras a ser analisado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A partir daí, passam a providenciar as certidões necessárias à celebração dos convênios.
De acordo com o superintendente de Gestão, Planejamento e Finanças da Segov, Valfran Ribeiro, três convênios já foram celebrados até o momento, sendo dois deles com o município de Goianira, para uma usina de asfalto e a compra de um caminhão, e outro com o município de Indiara, para obras de pavimentação asfáltica. Outros 21 projetos já estão sendo analisados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED). Segundo lembrou, para todos os municípios que definiram os investimentos a Segov abriu processos distintos relativos a cada empreendimento. Para cada obra, um convênio.
Nesta semana, o vice-governador José Eliton recebeu em audiência 40 prefeitos e lideranças municipais. Só na sexta-feira, foram 13 municípios atendidos: Paranaiguara, Israelândia, Jandaia, Palminópolis, Santa Rita do Novo Destino, Uruana, Santa Tereza de Goiás, Santo Antônio da Barra, Adelândia, Piracanjuba, Santo Antônio de Goiás, Guaraíta e Buriti de Goiás.
Em Israelândia, os recursos estaduais vão permitir que, após duas décadas sem grandes obras, a cidade realize um sonho antigo da comunidade. Segundo a prefeita Miriã Dantas, os recursos disponibilizados para o município serão usados em recapeamento e pavimentação asfáltica. Serão cerca de 62 mil m² que beneficiarão boa parte da população, que há 20 anos não recebe obras dessa dimensão. “Uma ação muito importante e que chega aos municípios para que consigam dar a volta por cima”, avalia.
Já em Paranaiguara, cerca de 10 bairros receberão obras de recapeamento asfáltico. O prefeito Adalberto Amorim avalia o encontro como “muito positivo” e diz que o governador Marconi e o vice, José Eliton, estão fazendo o que “nenhum estado brasileiro conseguiu fazer”. Segundo ele, “isso vai ser muito positivo também na economia dos nossos municípios e de Goiás”.
O foco da prefeita de Jandaia, Milena Lopes, está na urbanização e infraestrutura da cidade. Cinco praças serão revitalizadas, uma delas no distrito de Palmeúna, além de calçadas e a iluminação da pista de caminhada do município. “Uma ação que veio para somar. Parabenizo o governo pela iniciativa e o vice José Eliton pela disponibilidade em atender todos os prefeitos, independente do partido”, disse.
Da mesma forma, o gestor de Palminópolis, Eurípedes Borges, o Zezinho, avalia como positiva a iniciativa do governo em auxiliar os municípios. “Ajuda muito bem-vinda para a nossa população, que contará com mais estes investimentos em obras importantes”. O recurso será aplicado em pavimentação asfáltica e recapeamento de vias urbanas.
Em Santa Rita do Novo Destino o repasse do Tesouro Estadual será aplicado também em pavimentação e recapeamento de ruas do município, afirma o prefeito Edimar Bananeiro. Ele, que já participou de inúmeras reuniões com Eliton, relata que o município ganha muito com este convênio entre a prefeitura e o governo de Goiás. “Nosso vice-governador José Eliton sempre tenta nos ajudar”, conclui.
O prefeito de Uruana, Cássio Gusmão, sai da reunião com o vice-governador José Eliton com recursos assegurados para a área de infraestrutura. De acordo com ele, com o repasse será possível resolver as demandas por asfalto e recapeamento. “Faremos o melhor uso possível do dinheiro em benefício da nossa população, que espera há tanto tempo por essas obras”, relata ao avaliar como positiva a parceria com o governador Marconi Perillo e com o vice-governador José Eliton.
O prefeito de Piracanjuba, João Barbosa, diz que a prioridade para o município é a melhoria da infraestrutura. “Vamos investir no recapeamento de grande parte das vias e ainda pavimentar o Setor Aeroporto Sul, onde vivem 50 famílias”, afirma. Ele acredita que em pouco tempo toda a documentação exigida nesta primeira fase do processo estará pronta. Segundo justificou, “os recursos vão permitir cuidar da infraestrutura da nossa cidade para uma qualidade de vida melhor de toda a população”.
Guaraíta aguarda ansiosa a celebração dos convênios com o governo do estado. Segundo a prefeita Adna Martins, os recursos serão usados na construção de três pontes que foram destruídas pelas chuvas sobre os rios Canastra e Ribeirão e, ainda, na construção de um lago artificial para o lazer da comunidade. “E, também, queremos fazer o recapeamento do asfalto existente”, afirma. Adna garante que os projetos já estão praticamente prontos e que no máximo em 15 dias estará encaminhando a documentação com os projetos para a Segov.
O recapeamento é também a prioridade número um para a população de Buriti de Goiás. O prefeito Edmar Borges disse que a decisão de recapear toda a malha viária da cidade foi tomada em discussão com a comunidade e aval do vice-prefeito Ronivaldo Coltrim Dias e os vereadores do município e do Distrito de Campos das Perdizes, onde vivem cerca de 700 pessoas. “Uma obra desse porte, que deixará o asfalto de Buriti de Goiás praticamente novo, vai mudar muito a vida da população”, disse o prefeito, que agradeceu a ajuda do governo do estado.