Em reportagem na edição desta segunda-feira, 14, principal telejornal do País destaca pioneirismo do governo Marconi Perillo na adoção do novo sistema, via telefone celular
A edição desta segunda-feira do Jornal Nacional, da Rede Globo, informa em reportagem especial, que o Governo de Goiás será o primeiro do País a implantar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital, que terá a mesma validade legal e substituirá gradativamente a de papel. "O Estado de Goiás será o primeiro a usar o sistema, como teste, a partir de 30 de setembro", informa a reportagem, destacando o pioneirismo do governo Marconi Perillo na adoção do moderno sistema de habilitação (assista aqui: https://goo.gl/YVJPdE).
A reportagem explica que o aplicativo que será utilizado pelos Detrans, e que já está sendo desenvolvido em Goiás, "dá acesso à frente da carteira com a foto do motorista; ao verso, com a assinatura e data de emissão; e a uma tela com um QR-Code, que será usado pelo guarda de trânsito para conferir a autenticidade do documento". Segundo o Jornal Nacional, "o motorista só precisa de internet no primeiro acesso, depois disso a carteira fica salva no celular".
"A carteira de motorista vai ganhar uma versão digital com o mesmo valor jurídico da CNH impressa", diz a reportagem do JN. "Só poderá ter a CNH no celular quem já tem a versão impressa mais moderna, que já vem com QR-Code", informa. "O ministro das Cidades diz que a habilitação de papel, por enquanto, não vai deixar de existir.
“A carteira de habilitação impressa continua valendo, mas a tendência é que cada vez mais se opte pela carteira digital, que é muito mais prática a sua portabilidade”, disse o ministro Bruno Araújo em entrevista ao JN. A reportagem foi feita pela Globo Nordeste, com sede em Pernambuco, e os motoristas entrevistados aprovaram a ideia, afirmando que o acesso à CNH pelo celular vai facilitar a vida dos motoristas.