Na próxima quarta-feira, o vereador Gustavo Cruvinel (PV) vai promover audiência pública, para discutir a situação do Parque Cascavel. A intenção é aproveitar as comemorações do Dia Mundial da Água, para discutir a preservação dos recursos hídricos do local. Segundo Cruvinel, é possível colher subsídios sobre a questão e trabalhar na articulação de uma solução do problema. Estão sendo convidados para a audiência técnicos ligados ao meio ambiente, empresários e a população que vive na região. Gustavo Cruvinel cumpre seu primeiro mandato e preside a Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Goiânia.
Dois anos – O lago do Parque Cascavel vem sendo objeto de demanda há mais de dois anos. O assoreamento é visível, já tendo ensejado um acordo com construtoras que tem interesse no local e a Prefeitura de Goiânia. Há ainda uma ação tramitando no Ministério Público. Nos dois casos, a solução apontada é a construção de uma barragem de contenção, que reduza drasticamente o lançamento de material sólido diretamente no parque. Essas obras foram iniciadas em 2015, mas não foram concluídas. Com isso, o lago continua sendo castigado. A preocupação do vereador é devolver a qualidade das águas ao Parque Cascavel. “Tenho uma ligação afetiva com esse local, já morei na região e foi meu pai, Honor Cruvinel, o autor da lei que criou o parque”, lembra Gustavo. Ele espera encaminhar, junto com a Comissão, uma solução para o local já nos próximos dias. “Temos um problema, mas gente disposta a se unir para resolver”, defende ele.
“A preservação das águas e o futuro do Parque Cascavel” é tema da audiência pública, que acontece no dia 22, quarta-feira, em Goiânia.
8 anos – O Parque Cascavel foi entregue em setembro de 2009, se destacando pelo espelho d'água e um bosque, com o objetivo de preservar a nascente do córrego. A iniciativa partiu de um projeto de lei do então vereador Honor Cruvinel, que também é autor da ações semelhantes que criaram os Parues Vaca Brava e Macambira. Rapidamente, o Parque Cascavel se transformou em um cartão postal da Região Sudoeste. O parque tem mais de 230.000 m² e está localizado no Jardim Atlântico, na divisa com o Parque Amazônia e a Vila Rosa.