Com o objetivo de incluir jovens carentes em conteúdos voltados para a inovação e tecnologia, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), em parceria com o Instituto Campus Party (ICP), está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto para o credenciamento de ONGs e/ou instituições do Estado que tenham interesse em participar da instalação do projeto Include.
Os laboratórios de robótica são voltados para educação e desenvolvimento tecnológico de crianças e adolescentes de 10 a 18 anos. Em Goiás, eles serão instalados em Alto Paraíso, Cavalcante, Luziânia, Valparaíso e Goiânia.
As instituições e ONGs interessadas têm até o dia 31 de agosto para se inscreverem por meio do link – https://institutocampusparty.
Dentre os conteúdos que serão ofertados nos laboratórios Include, estão temas como computação, programação, segurança de rede, impressora 3D, realidade aumentada e virtual, games, entre outros. O período do curso é de quatro meses e, após o término, toda a estrutura fica à disposição para que os estudantes possam trabalhar com programação, construir drones, entre outras atividades.
“O governador Ronaldo Caiado sempre frisa que precisamos levar condições para que regiões mais carentes do estado possam se desenvolver. O Include é uma ação nesse sentido, já que esses jovens serão capacitados no que há de mais moderno nos conteúdos de tecnologia, o que vai permitir que eles possam aplicar esses conhecimentos nos locais onde moram”, explica o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira.
Legado Campus Party
A implantação dos Laboratórios Include foi um compromisso assumido pelo Governador Ronaldo Caiado durante a realização da primeira edição da Campus Party em Goiás, e agora é um dos legados do evento para o Estado.
Os laboratórios includes são instalados em comunidades de baixa renda, projetados e equipados para oferecer gratuitamente à população cursos com metodologia e linguagem de software e hardware desenvolvidos para a inclusão de jovens no mundo digital.