Por unanimidade, os governadores que integram o Fórum de Governadores do Brasil Central disseram apoiar a recondução do governador Marconi Perillo ao posto de presidente da entidade. A manifestação se deu durante a assembleia dos governadores, no encerramento do V Fórum realizado ontem e hoje na cidade de Porto Velho, capital de Rondônia.
A eleição do presidente do Fórum para o ano de 2017 ocorrerá na última reunião do ano, marcada para dezembro em Brasília. Mas a decisão de reeleger Marconi já estava tomada desde a reunião ocorrida em agosto na cidade de Bonito, interior do Mato Grosso do Sul. Naquela ocasião, o governador de Rondônia, Confúcio Moura, adiantou que havia unanimidade entre os membros para que Marconi, “por seu dinamismo, capacidade de aglutinação e de deliberação” continuasse a comandar os destinos do Fórum.
Na reunião desta semana em Porto Velho, o assunto voltou a ser ventilado, agora com força de decisão. Na entrevista coletiva pela manhã, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, adiantou que o convite a Marconi já havia sido feito e que sua recondução ao posto já estava definida.
O governador de Goiás lembrou que a eleição ocorrerá em Brasília, mas que já havia concordado com a incumbência. Disse que o fazia porque tem tido a colaboração e o esforço de toda a equipe de secretários e dos governadores. “Trabalhar com essa equipe dedicada, esforçada e competente, facilita a nossa missão”, disse ao referir-se de forma particular aos auxiliares do governo de Goiás que ocupam postos-chave no consórcio, exemplo da secretaria executiva, a cargo de Thiago Camargo.
“Essa é mais uma responsabilidade que assumo. Isso reflete a confiança que meus colegas governadores mantêm para que eu continue coordenando essa que tem sido uma ação elogiada por muitos”, salientou.
O governador do Distrito Federal elogiou a gestão do governador Marconi Perillo à frente da presidência do Fórum de Governadores do Brasil Central dizendo estar impressionado com os desdobramentos dos temas abordados pelo consórcio ao longo de suas reuniões. “Muitos benefícios já começaram a ser colhidos pelos estados da região”, declarou.
Para Rodrigo Rollemberg, “o Consórcio está caminhando muito bem sob a presidência de Marconi. Por isso entendemos que devemos dar continuidade a esse trabalho. Não há alternativa melhor do que a recondução do governador Marconi. Nós estamos todos muito satisfeitos com o Consórcio e com a condução que o Marconi tem dado a ele”.
Marcelo Miranda, governador do Tocantins, justificou a reeleição de Marconi dizendo que o governador de Goiás tem compromisso em levar adiante um projeto que beneficia a todos. “O governador Marconi continuará a comandar este bloco porque tem trabalho prestado. Ele, com sua experiência de quatro mandatos de governador, tem muito a contribuir ainda para o Fórum”, observou.
O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, disse que Marconi será reeleito “porque tem feito um belíssimo trabalho, tem demonstrado a sua organização e o seu avanço nessas relações interestaduais. Por tudo isso e muito mais, nós todos, governadores, entendemos que ele deve permanecer à frente do Consórcio”.
Reinaldo Azambuja disse também que o governador Marconi “pela experiência, pela capacidade de gestão nos ajuda a desenvolver o Fórum de uma maneira mais dinâmica. Ele é experiente e tem uma boa estrutura administrativa. Ele até que não queria, mas diante da unanimidade de pedidos aceitou permanecer na presidência do Fórum. Com ele, temos certeza que iremos avançar nessas pautas que são importantes na busca dos resultados que todos almejamos”.