Notícias

Goiás tem 20% de crescimento da produção industrial

No último mês de junho a produção industrial do Estado de Goiás teve o maior crescimento da sua história, com uma taxa de 20% em relação a maio. Este crescimento foi o terceiro maior do país, ficando atrás apenas do Paraná e do Rio Grande do Sul, com 28,4% e 25,6%, respectivamente. O índice médio nacional foi de 13,1%, o que ressalta ainda mais o bom desempenho goiano.
Segundo o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Leandro Ribeiro, este crescimento demonstra a confiança dos empresários na economia de Goiás e terá um impacto positivo na indústria do Estado, que deverá atrair novos investimentos e assim gerar empregos. O secretário prosseguiu, informando que o Conselho Deliberativo do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), liberou mais de 230 milhões para as áreas industrial e rural.
O Instituto Mauro Borges, da Secretaria de Gestão e Planejamento (IMB/Segplan), que realizou o levantamento, atribuiu esta alta no crescimento ao fim da greve dos caminhoneiros, que levou a indústria goiana e reduzir sua produção. Segundo o estudo, os produtos químicos (36,9%), produtos de minerais não-metálicos (cimento, telhas e outros) em 24,9%, biocombustíveis e derivados do petróleo em 2,3% e produtos de metal (7,5%) puxaram este crescimento.
Curiosamente os produtos alimentícios, que são historicamente o carro-chefe da produção do Estado, caiu 5,8%, em junho em comparação com o mesmo mês em 2017.
Segundo o IMB/Segplan, esses resultados resgataram a confiança de empresários e consumidores, o que sugere um possível novo aumento no mês de julho, expandindo a recuperação da atividade nos meses seguintes para outros setores da economia de Goiás, como, por exemplo, o comércio e os serviços.
Botão Voltar ao topo
Verified by ExactMetrics