EntretenimentoNotícias

Goiás de Portas Abertas uma experiência estética

A FOTOGRAFIA, literalmente significa: “Escrita com luz” (do grego photos, luz e graphos, que significa escrita).  A fotografia deve ser tratada não apenas como instrumento de trabalho, mas principalmente como bem cultural, que pode ser definido como: “Toda produção humana de ordem emocional, intelectual e material, independentemente de sua origem, época ou aspecto formal, em como a natureza que propiciem o conhecimento e a consciência do homem sobre si mesmo e sobre o mundo que o rodeia”.

É neste contexto que o Projeto Goiás de Portas Abertas do fotógrafo Luiz Elias chega para apresentar, está experiência estética, por meio do portal: www.goiasdeportasabertas, com imagens coletadas por cerca de quarenta anos de artistas, cultura, política e social do Estado de Goiás. Com o objetivo de oferecer livre acesso a estas imagens acontecimentos que arcaram época na história do povo goiano. Artistas que são referências e projetaram o Estado no Brasil e também no exterior como Siron Franco, Cleber Gouveia, Poteiro, Selma Parreira, Cora Coralina, Maestro Brás Pinho, entre outros.

Além de importante registro do povo Kalunga que faz parte da nossa cultura tradicional, que pode contribuir para estudos sociais históricos e antropológicos dessa comunidade negra, originaria de escravos fugidos, que resiste ao tempo em seu habitat, vivendo praticamente isolados até os dias atuais, da nossa sociedade.

O projeto Goiás de Portas Abertas foi contemplado com a Lei de Incentivo à Cultura Municipal e propõe a catalogação e digitalização do acervo fotográfico de Luiz Elias com quase mil imagens que foram selecionadas para fazer parte do portal: “Goiás de Portas Abertas”, disponível para consulta para toda comunidade e uso comercial e publicitário desde que cite a fonte das imagens.

O portal será oficialmente lançado no dia 23 de agosto de 2017 às 19h. Durante o evento será apresentado ao público toda a história e curiosidades do projeto. Em 04 telões  serão exibidos as fotos e o site além do filme audiovisual Goiás Coração do Brasil da antropóloga Meire Baiocci e do fotográfo Luiz Elias. E ainda a exibição do making of que conta toda a execução do projeto, produzido por Antônio Eustáquio (Taquinho). 

 

Para o idealizador do projeto, o fotógrafo Luiz Elias Júnior, a realização da exposição e lançamento do Portal representam uma libertação em sua vida. “É um acervo que me acompanha há anos. Momentos tristes e felizes. Era necessário o compartilhamento desse material, que agora se concretiza por meio do Goiás de Portas Abertas” destaca Luiz Elias.

SOBRE LUIZ ELIAS JÚNIOR

Luiz Elias é natural do Rio de Janeiro (1949), lá começou seu trabalho no teatro e na televisão. Veio para Goiás em 1973 e a partir daí começou a registrar a cultura goiana, seus personagens e suas tradições. Além de fotógrafo é diretor e produtor de teatro, TV, e cinema, produtor do Jornal Brasil Central (TBC). Atualmente coordena o departamento de memória do IHGG.

FICHA TÉCNICA

Idealizador do projeto: Goiás de Portas Abertas – Luiz Elias

Curador – Pedro Nabucco

Digitalização – Viviane Louise

Produção Executiva – Eliane de Castro

Produção Geral – Matilde Blanch

Elaboração do Projeto – Carolina Paraguassú

Making Of – Antônio Eustáquio (Taquinho) e Eliane de Castro

SERVIÇO
O QUE? Lançamento do Portal: Goiás de Portas Abertas
QUANDO? 23 de agosto de 2017 às 19h
ONDE? Instituto Rizzo – Avenida Cora Coralina, n 242, Setor Sul, Goiânia, GO.
QUEM FALA PELO EVENTO: Luiz Elias – fotógrafo – idealizador do projeto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Verified by ExactMetrics