Notícias

Goiânia já tem sua primeira unidade pública para atendimento de animais

O prefeito Iris Rezende inaugurou nesta sexta-feira (13/11) a primeira unidade pública para atendimento gratuito de animais. O  Centro de Saúde e Bem-Estar Animal, localizado no antigo Centro de Zoonoses do Setor Balneário Meia Ponte, já está funcionando e tem capacidade para atender cerca de 30 animais por dia.

Ao chegar ao local, Iris Rezende foi aplaudido pela comunidade que fez questão de comparecer pessoalmente para agradecer ao prefeito. Iris Rezende destacou a importância da nova unidade, a primeira deste tipo na região Centro Oeste. “Faltava em Goiânia uma estrutura veterinária dessa, uma vez que a população tem amor pelos animais e as pessoas que não tinham condições de pagar um veterinário não conseguiam tratar seus animais de estimação. São animais que fazem parte da família e essa estrutura vai dar sustentação a esse amor que nós temos pelos animais”, afirmou.

A unidade é administrada pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e foi idealizado por meio de projeto do vereador Zander Fábio. Segundo a responsável pelo local, Flaviana Esteves, O Centro de Saúde Animal, trabalhará com todos animais, de pequeno, médio, grande portes. “O funcionamento será de forma gradativa, em duas etapas. Na primeira etapa serão atendimentos ambulatoriais de baixa complexidade, pois não temos ainda um centro cirúrgico no local. Os casos mais complexos serão encaminhados para a UFG. Na segunda etapa, com a implantação do Centro Cirúrgico, poderemos atender casos mais graves no próprio hospital”, explicou.

No local também serão realizadas vacinação e triagem para adoção e quando for constatada alguma doença infecciosa com risco para o ser humano será feito o encaminhamento  do animal para o Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O presidente da Amma, Gilberto Marques Neto, explicou que inicialmente a assistência será para aqueles animais que serão levados por Organizações Não-Governamentais (ONG’s), pelos protetores independentes e pessoas de baixa renda. “Porém, a nossa meta é que o atendimento seja ampliado o mais rápido possível”, disse.

O Centro De Saúde e Bem-Estar Animal conta com uma equipe composta por  médicos veterinários, patologistas clínicos, zootecnistas, farmacêutico e  biólogo.

Botão Voltar ao topo
Verified by ExactMetrics