Presidente da Assembleia Legislativa afirma que "Goiás vive um momento extraordinário, resultado dos investimentos do Programa Goiás na Frente, levando o Estado a superar a crise antes de todos os outros Estados da Federação"
Em discurso durante a Solenidade de Transferência dos Três Poderes para a Cidade de Goiás, nesta terça-feira, 25, o presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti (PSDB), afirmou que "a gestão eficiente e republicana do governador Marconi Perillo o credencia para a disputa pela Presidência da República". "O governador Marconi Perillo é republicano e governa para todos os goianos. Não discrimina municípios administrados por partidos de oposição, por entender que as disputas políticas não devem sobreviver ao término do período eleitoral", disse Vitti na solenidade, comandada por Marconi.
"E é por ser gestor competente que o nome de Marconi está sendo lembrado para disputar a presidência da República, o que, com certeza, muito orgulharia Goiás e os goianos", afirmou Vitti. Segundo o presidente da Assembleia, a "nova prática" política instituída por Marconi em seus quatro mandatos "encerrou o tempo do coronelismo" e inseriu Goiás na modernidade política, econômica e administrativa. Ele citou o programa de investimentos Goiás na Frente como o ponto alto dessa nova prática e afirmou que a gestão democrática e republicana de Marconi garantem maioria e a coesão de sua base na Assembleia Legislativa.
"Este novo ciclo irrompe acompanhado de uma nova prática política, resultado do amadurecimento de nossas instituições. Encerrou-se o tempo do coronelismo, da perseguição implacável aos adversários políticos, o tempo das bravatas, dos duelos verborrágicos e da política provinciana, onde o principal prejudicado era a população goiana", disse o presidente da Alego. "A Assembleia, por seu turno, não se omitiu e participa com efetividade deste novo ciclo virtuoso do Estado. O poder Legislativo não se omitiu e não se omitirá na tomada das decisões importantes para o nosso povo. Pauta-se sempre no sentido de garantir a estabilidade política e a governabilidade do Estado", afirmou Vitti.
"Somos um poder autônomo, independente e não abrimos mão da defesa intransigente dos interesses maiores de Goiás", ponderou Vitti. 'Os goianos podem ter certeza: com transparência e legitimados pelo voto popular, estamos fazendo a nossa parte para garantir a materialização do debate democrático, sobretudo votando as leis que asseguram o desenvolvimento estadual e beneficiam a gente goiana", disse o presidente da Assembleia.
Durante a solenidade de Instalação dos Três Poderes, o governador Marconi Perillo agradeceu emocionado à população da Cidade de Goiás pelo "carinho" e pela "imensa recepctividade" com que o recebeu, pela 14a. vez, para a Instalação dos Três Poderes do Estado na solenidade que marcou, nesta terça-feira, 25, a transferência da Capital. "“Obrigado à população de Goiás, que sempre me recebeu com o pastelzinho, o bolo de arroz, o suco de cajazinho”, disse, com voz embargada, ao lembrar que esta é a última vez em que preside a solenidade durante seu quarto mandato.
Marconi instalou os Três Poderes e comandou a entrega da m do Mérito Anhanguera para ministros, governadores, embaixadores, presidentes de poderes, prefeitos, profissionais de diversas áreas, lideranças classistas, empresariais e religiosas. Com a entrega da Comenda, concedida a autoridades e cidadãos com relevantes serviços prestados ao Estado de Goiás em todas as áreas e correntes políticas, a transferência da capital teve caráter republicano e apartidário (Confira a relação dos homenageados com a Comenda Grã Cruz).