Alunos da Escola do Futuro conquistam vaga para campeonato mundial de robótica
Estudantes da EFG Luiz Rassi, de Aparecida de Goiânia, vão competir no RoboWorld Cup, um dos maiores campeonatos de robótica do mundo, que será realizado no Brasil em 2024
Alunos da Escola do Futuro de Goiás (EFG) garantiram classificação para o RoboWorld Cup FIRA 2024, torneio mundial de robótica que vai acontecer de 5 e 9 de agosto de 2024, em São Luís, no Maranhão. A classificação inédita para uma escola pública de tecnologia goiana foi conquistada durante a etapa nacional do FIRA Brasil, em Juazeiro do Norte (CE), que terminou neste domingo (26).
“Isso mostra a qualidade do ensino de nossas unidades, assim como a dedicação dos estudantes. Eles têm alcançado resultados cada vez melhores”, comemora o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto. O campeonato é considerado um dos maiores do mundo e será organizado pela Federation of International RoboSports Association (FIRA).
A equipe, chamada de Rassilianos em homenagem à unidade onde estudam, a EFG Luiz Rassi, de Aparecida de Goiânia, é composta por cinco alunos com idades entre 15 e 19 anos. “Essas competições são importantes não só para nós, Rassilianos, mas para o futuro. Queremos que a robótica seja acessível a todos”, destaca Anna Clara Ferreira Barros, uma das componentes do grupo, formado também por Danielly Khalil, Cauã Rodrigues, Gabriel dos Santos Feitosa e Bertrand Otoniel Pereira.
Os estudantes alcançaram a vaga para o campeonato mundial nas categorias Cliff Hanger, na qual robôs de pesos iguais tentam empurrar o oponente para fora da arena enquanto desviam de obstáculos, e Cabo de Guerra. O robô utilizado na competição foi desenvolvido na EFG e passará por novas intervenções para o mundial.
O apoio foi lembrado pelo diretor da EFG Luiz Rassi, Vinícius Seabra. “Tivemos total condição ao disputar a vaga pela competência da equipe e pela condição que o Governo de Goiás tem nos dado, dentro das Escolas do Futuro, com equipamentos de última geração. A estrutura de robótica é adequada para o desenvolvimento de equipes a nível profissional”, garante.
As Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) são vinculadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e contam com R$ 7 milhões em laboratórios em cada uma de suas cinco unidades: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Mineiros, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso. Além do curso de robótica, as EFGs oferecem cerca de 60 cursos gratuitos de tecnologia.
Fotos: Secti
Fonte: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás