O sistema prisional goiano reforça sua política de reinserção social dos reeducandos por meio da leitura. Trata-se do Projeto Geladeira Literária promovido pela Secretaria Executiva de Cultura de Aparecida de Goiânia, que já percorreu várias regiões do município e às 9:hs hs da manhã desta sexta-feira,29, chega a Patronato Metropolitano. Localizado no Jardim Luz em Goiânia, o local é mantido pela Superintendência de Reintegração Social e Cidadania.
O Patronato Metropolitano é uma gerência, prevista na lei de execução penal, que tem como principal objetivo proporcionar assistência ao egresso e seus familiares, alguns inclusive, moram no local a espera de uma vaga no mercado de trabalho. O auxílio também ocorre por meio do oferecimento de diversas atividades, que visam promover a continuidade da vida do detento em comunidade e no mercado de trabalho.
O prefeito Gustavo Mendanha (PMDB), o secretário de Educação e Cultura de Aparecida, Rodrigo Caldas e o secretário executivo de Cultura, Élio Bomsucesso vão entregar uma geladeira com vários livros literários, sem uso doméstico e toda customizada ao superintendente de Reintegração Social e Cidadania, Dr. Sidney Costa e Souza. Os exemplares são destinados aos presos que já estão em situação de reintegração social e não oferecem nenhum risco. No local eles vão escolher um livro e viajar no mundo da leitura.
Com o tema: “Leve um livro, solte a mente, deixe outro, me alimente”, o objetivo do Projeto Geladeira Literária é deixar os livros ao ar livre e ao alcance da população, que às vezes alega que não tem tempo de frequentar uma biblioteca tradicional. “Depois de percorremos várias bairros, nós queremos levar a leitura para dentro da Penitenciária Odeni Guimarães, porque entendemos que esta é uma oportunidade de ajudar essas pessoas, que já erraram e agora querem voltar a sociedade com uma outra, cabeça, outra visão de mundo”, explica Élio Bomsucesso.
Apesar da entrega ser feita no Patronato, a geladeira vai direto para a penitenciária. A primeira etapa vai contemplar a ala masculina e depois a feminina. Dentro do refrigerador há obras de diversos autores e diferentes temas, desde literatura infantil até livros específicos de administração, economia e política. O ‘abastecimento’ inicial da geladeira foi feito pelos idealizadores com doações, com exceção do sistema prisional, a proposta é que as pessoas também façam doações no local onde a geladeira estiver e troquem as obras.
Serviço: Entrega de Geladeira Literária
Data: 29/09/2017
Local: Patronato – Rua Caramuru Qd. 23 Lt. 16 Jardim Luz ( em frente a Fundação Banco de Olhos
Horário: 9hs