O monumento com mais de 260 anos integra o Conjunto Arquitetônico, Urbanístico, Paisagístico e Histórico da Cidade de Pirenópolis e já estava há cinco anos sem receber nova pintura em sua fachada
Depois de cinco dias de um trabalho cuidadoso, a Igreja Nosso Senhor do Bonfim em Pirenópolis celebra nesta sexta-feira, 21, a nova pintura de sua fachada com a realização de uma missa sertaneja às 19h30. A cerimônia religiosa seguirá as tradições católicas, mas com a temática carregada de valores do sertão, com canções típicas que retratam a vida e a religiosidade do homem do campo. A celebração será aberta à comunidade.
A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim não recebia pintura desde 2012. O trabalho foi uma ação de responsabilidade social do Quinta Santa Bárbara Eco Resort, empreendimento hoteleiro que está sendo construído no terreno ao lado da igreja. A execução dos serviços foi acompanhada pelo engenheiro civil Newton Figueiredo Neto, também responsável técnico pelas obras provisórias do resort. A área externa total pintada foi de 508 m².
A Igreja permaneceu com a cor que estava, branco neve nas alvenarias e azul claro e escuro nas molduras, portal e janelas. Antes do início do serviço, foi apresentado aos técnicos do Iphan os testes de cores de tintas para certificar que a pintura seguisse a original. Ao todo, foram gastos aproximadamente 140 litros de tinta entre esmaltes sintéticos e tinta lisa. A pintura seguiu as etapas de raspagem para remoção da camada fofa e banho de tinta de duas a três demãos.
Responsável pela Paróquia, Padre Augusto disse que a pintura foi muito bem vinda, já que a igreja não recebia manutenção da pintura há cinco anos. “É muito importante essa revitalização para a nossa comunidade. É de suma valia para nós e para nossa cidade porque manifesta o interesse de, juntos, continuarmos mantendo e preservando um patrimônio tão belo quanto esse”, destaca.
O padre lembra que a Igreja tem uma importância muito grande, pois retrata um período importante da história do país. “Por isso, preservar é essencial. Fica aqui nossa gratidão e desejamos que essa parceria continue, porque quem mais se beneficia com isso é a nossa comunidade”, afirma.
A igreja
A Igreja Nosso Senhor do Bonfim, construída em meados do século XVIII, integra o Conjunto Arquitetônico, Urbanístico, Paisagístico e Histórico da Cidade de Pirenópolis e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1990. A edificação acumula 260 anos de história e foi construída por escravos, entre 1750 e 1754. No passado, ela recebeu da Bahia uma imagem de tamanho natural do Nosso Senhor do Bonfim, levada à Pirenópolis por um comboio de mais de 250 escravos a mando do Sargento-Mor Antônio José. Até hoje, é costume entre os moradores da cidade é pedir a benção do Senhor do Bonfim antes das grandes realizações, como viagens, casamentos e manifestações religiosas, como a Festa do Divino e as Cavalhadas.