PolíticaTradições culturais

Caiado prestigia tradicional cavalgada da Pecuária de Goiânia

Caiado recebe cavaleiros durante cavalgada de divulgação da Pecuária de Goiânia

Caiado prestigia tradicional cavalgada da Pecuária de Goiânia

Estado participa do evento com programação de cursos técnicos gratuitos e oferta de vagas de emprego

O governador Ronaldo Caiado recebeu na tarde deste sábado (13/05) a tradicional cavalgada de divulgação da Exposição Agropecuária do Estado de Goiás. Resgatado após 10 anos de paralisação, o evento reuniu cerca de mil cavaleiros em Goiânia. O grupo foi recepcionado com entusiasmo pelo chefe do Executivo durante passagem pela Praça Cívica. “Fiz questão de recebê-los aqui em frente ao Palácio das Esmeraldas e participar desse momento de descontração e confraternização com os amigos”, disse Caiado, que participou da cavalgada com suas mulas Estrela e Africana.

Neste ano, a Exposição será realizada entre os dias 18 e 28 maio. Como forma de convidar a população, a comitiva saiu da sede da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), entidade organizadora do evento, no Setor Nova Vila. A cavalgada seguiu escoltada pela Polícia Militar até chegar à Avenida 136, no Setor Marista, e, em seguida, retornou ao Setor Central.

Enquanto era servido um lanche aos cavaleiros, o governador destacou a participação do Estado no evento. As secretarias da Retomada; de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa); Agrodefesa; Emater e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) fazem parte da programação. Uma das novidades é a oferta de vagas de emprego e de cursos técnicos gratuitos em agroecologia, zootecnia, agropecuária e agricultura pelos Colégios Tecnológicos (Cotecs).

Caiado falou que, durante a Exposição Agropecuária, pretende mudar a sede do Governo de Goiás para o local do evento por um dia. “Vamos mostrar o quanto o setor tem apoiado o desenvolvimento do estado de Goiás e desse Brasil”, disse o governador.

Para o titular da Seapa, Pedro Leonardo, a intenção do Governo é fortalecer cada vez mais esse tipo de evento, onde o produtor rural tem acesso às tecnologias e a uma programação festiva.

O presidente da SGPA, Gilberto Marques Neto, espera que a exposição movimente R$ 50 milhões em negócios. “A cavalgada vem para avisar que a Pecuária está chegando”, disse o presidente. Ele explica que a edição 2023 vem para resgatar o formato festivo, com a volta da família ao evento, com programação para crianças e adultos.

Agronegócio
Dados da Seapa mostram que Goiás está na segunda colocação do ranking nacional de abate de bovinos e na terceira posição em exportação de carne bovina. Em relação à produção de grãos, as lavouras devem entregar um total de 32,28 milhões de toneladas de grãos na Safra 22/23. O volume deve dar a Goiás o terceiro lugar entre os maiores produtores estaduais, atrás apenas de Mato Grosso e Paraná, e representa crescimento de 11,9% na comparação com a Safra 21/22.

Fotos: Hegon Corrêa

Fonte: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Botão Voltar ao topo
Verified by ExactMetrics