O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), José Eliton, destacou ontem (02/08) a queda nos indicadores de criminalidade no estado durante apresentação dos resultados de sua pasta na reunião de governança do Programa Goiás Mais Competitivo. “Observamos, pelo sexto mês consecutivo, a diminuição no número de homicídios”, disse.
Durante reunião coordenada pelo governador Marconi Perillo no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, José Eliton informou que, no mês de julho, Goiás registrou 173 homicídios, o menor número desde 2012. A projeção da SSPAP, segundo Eliton, é manter “essa linha” para que até o fim do ano seja atingida a meta estabelecida pelo Programa Goiás Mais Competitivo. “Todas as projeções feitas indicam que estamos no caminho certo para alcançar o objetivo”, disse.
A meta estabelecida pelo Goiás Mais Competitivo para a SSPAP é a redução no índice de homicídios. De acordo com José Eliton, as perspectivas avançaram para a construção de um programa mais amplo para alcançar queda nos indicadores de outros crimes. O Programa Goiás Pela Vida em breve deve ser lançado formalmente. Mas as ações já estão sendo executadas, como explicou o titular da pasta.
O secretário ainda detalhou parte do programa Goiás Pela Vida. “Além dos indicadores de homicídios, há a redução em crimes de latrocínio, roubo a veículos, comércios, residências e transeuntes”. Também se referiu às ações proativas da pasta, como a ampliação de ocorrências de apreensão de armas, veículos recuperados, cumprimentos de mandados de prisão, entre outros. “Essas são algumas metas estabelecidas dentro do Programa Goiás Pela Vida que já estão sendo monitoradas”, afirma.
José Eliton também falou sobre a implantação dos Subcomitês Integrados de Segurança nas regiões de divisas de Goiás que têm como foco o combate ao crime organizado. Cinco unidades já foram implantadas nas divisas com Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Esses trabalhos integrados também terão agendas definidas dentro do novo programa. Existe ainda a previsão de realização de audiências públicas nos 20 maiores municípios de Goiás.