Transpondo os obstáculos que se apresentaram durante a última década, a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) chega a 2021 fortalecida, respeitada e buscando expandir ainda mais a sua atuação, alcançando aqueles que ainda estão excluídos do acesso à justiça. Atualmente presente em Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Inhumas e Trindade, a instituição projeta a sua presença nos demais municípios goianos, a fim de garantir à população mais vulnerável o direito a uma assistência jurídica integral e gratuita.
Durante a live comemorativa pelos 10 anos da DPE-GO, realizada na noite desta quinta-feira (05/05), com transmissão pelo YouTube, os desafios e objetivos atuais e futuros foram discutidos, trazendo as projeções para um caminho de consolidação de uma Defensoria Pública ainda mais forte. A história da instituição também foi celebrada, com destaque para os acontecimentos que contribuíram para o desenvolvimento de toda a estrutura.
Com a evolução conquistada durante a última década, o defensor público-geral do Estado, Domilson Rabelo da Silva Júnior, vê um movimento crescente e permanente para que a instituição siga se expandindo, em atendimento à demanda da sociedade. Após as conquistas provenientes da estruturação e do fortalecimento, a ampliação da atuação da Defensoria Pública é o maior objetivo para os próximos anos. “O nosso maior desafio continua sendo o crescimento. A nossa perspectiva é de que cada cidadão do estado de Goiás tenha, potencialmente, o acesso à nossa política de acesso à justiça integral e gratuita”, afirmou ele.
Domilson frisou a importância do reconhecimento da história para a valorização das conquistas atuais e agradeceu o empenho de cada integrante da DPE-GO para a consolidação da instituição, que proporcionou o reconhecimento da Defensoria Pública por sua seriedade e acolhimento. “Eu enxergo uma Defensoria Pública que saiba e sempre se lembre dessa trajetória que mostra uma Defensoria Pública de luta, planejamento, humildade, coleguismo, cooperação, colaboração e que sabe que o seu papel para além do gabinete é estar próximo dos assistidos e das pessoas mais vulneráveis”, finalizou.
Abordando o contexto atual da Defensoria Pública em Goiás, o defensor público Allan Montoni Joos, presidente da Associação Goiana das Defensoras e Defensores Públicos (AGDP), falou sobre os avanços advindos do crescimento orçamentário da DPE-GO e sobre a gestão realizada durante a pandemia do novo coronavírus. Com relação ao primeiro aspecto, ele apontou que o fortalecimento da instituição possibilitará a interiorização e a presença em todas as comarcas do estado, conforme previsto constitucionalmente.
Já com relação à crise sanitária, ele destacou a importância da contenção de gastos aplicada em paralelo ao crescimento, com investimento em tecnologia e a manutenção do atendimento de forma virtual. A condução da gestão, completou ele, contribui para a relevância da DPE-GO em todos os âmbitos da sociedade. “Hoje, temos uma Defensoria Pública consolidada, fortalecida e reconhecida”, enalteceu.
Vice-presidente da AGDP, a defensora pública Mayara Batista Braga apontou o destaque e o protagonismo alcançados pela DPE-GO no sistema de justiça, refletidos no aumento das demandas por atendimentos nos últimos anos. Ela apontou os resultados obtidos durante do ano de 2020, mesmo diante das adversidades existentes no estado e em todo o país, e a atuação determinante para a garantia de direitos durante a pandemia. “Tenho orgulho de ver o quanto a Defensoria Pública trabalhou em prol dos nossos assistidos e da sociedade mesmo em condições adversas e com todos os desafios impostos pela pandemia”, disse.
Com a mediação do diretor da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP), Rafael Brasil Vasconcelos, e da diretoria de Comunicação Social, Tatiane Dias Pimentel, o evento teve a participação do ex-defensor público-geral do Estado de Goiás, Cleomar Rizzo Esselin Filho; a defensora pública Gabriela Marques Rosa Hamdan; o primeiro subdefensor público-geral do Estado, Tiago Gregório Fernandes; o defensor público Saulo Carvalho David; o diretor-geral de Administração e Planejamento, Marcelo Graciano Soares; o presidente da AGDP, Allan Montoni Joos; a vice-presidente da AGDP, Mayara Batista Braga, e o defensor público-geral do Estado, Domilson Rabelo da Silva Júnior.