DestaquesEsportesÚltimas Notícias

Ginásio Rio Vermelho sedia Campeonato Brasileiro de Vôlei Sentado com dois times goianos,

tletas de Goiás se preparam para a disputa do Campeonato Brasileiro Feminino de Vôlei Sentado, destacando a evolução da modalidade no estado, que se tornou referência.

Ginásio Rio Vermelho sedia Campeonato Brasileiro de Vôlei Sentado Com dois times goianos.

petição conta com apoio do Governo de Goiás e terá jogadoras da seleção brasileira em ação, a poucos meses das Paralimpíadas de Paris

O Ginásio Rio Vermelho será palco do Campeonato Brasileiro Feminino de Vôlei Sentado, que ocorre do dia 1º ao dia 5 de junho. A competição contará com a participação de cinco equipes, incluindo duas representantes de Goiás: Adfego (Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás) e Aspaego (Associação Paralímpica do Estado de Goiás).

Os outros times que participarão são Apesblu-SC, ADD-SP e Sesi-SP, este último sendo o atual campeão e contando com várias jogadoras da seleção brasileira. O Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), está apoiando o evento fornecendo hospedagem, transporte interno e alimentação para todas as delegações, que ficarão no Centro de Excelência do Esporte.

Este é o terceiro ano consecutivo que Goiânia sedia a competição nacional, tendo sido realizada nos dois anos anteriores pela Adfego. O Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, comentou sobre a mudança para o Ginásio Rio Vermelho. “Goiás já é uma referência nacional no paradesporto, especialmente no vôlei sentado, onde temos a base da seleção brasileira feminina. Apoiar essa competição e transferi-la para um grande ginásio, trazendo mais prestígio e comodidade ao público, é algo natural”, afirmou.

Medalhas no currículo

A Aspaego, atual vice-campeã brasileira, conta com cinco jogadoras da seleção brasileira. As atletas têm no currículo medalhas de bronze nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro e Tóquio, além de um título mundial, e veem no Campeonato Brasileiro a última competição antes das Paralimpíadas de Paris.

Ádria Jesus, uma das jogadoras mais experientes da Aspaego, está prestes a participar de sua quarta Paralimpíada. Determinada a trazer o título para Goiás, ela afirmou: “Nos últimos anos, temos sempre enfrentado o Sesi-SP e agora estamos confiantes de que podemos ser campeãs, pois temos novas jogadoras que fortaleceram nosso time”.

Ádria também comentou sobre os confrontos com colegas da seleção brasileira: “Quando entramos em quadra, existe uma certa rivalidade, mas sempre com muita maturidade e respeito. São grandes amizades que construímos na seleção, mas o foco agora é o Campeonato Brasileiro. Depois, nos uniremos para representar bem o Brasil em Paris”.

Luís Henrique Pereira, técnico da Adfego, destacou a tradição de Goiás na modalidade, resultado de um trabalho contínuo ao longo dos anos. “Estou no projeto do vôlei sentado da Adfego há mais de 12 anos e, durante esse período, vimos a evolução da modalidade no nosso estado, tornando-se a referência que é hoje. Nosso objetivo no campeonato é manter o time entre os três melhores do Brasil”, afirmou o treinador.

O Campeonato Brasileiro Feminino de Vôlei Sentado começa neste sábado, 1º de junho, com os confrontos entre Adfego x ADD-SP e Aspaego x Sesi-SP. Na primeira fase, todas as equipes se enfrentarão, com os quatro melhores times avançando para as semifinais, que serão disputadas na terça-feira (04/06). A grande final da competição acontecerá na quarta-feira (05/06), às 10h30.

Fotos: Mantovani Fernandes

Fonte: Secretaria de Estado de Esporte e Lazer – Governo de Goiás

Botão Voltar ao topo
Verified by ExactMetrics