DestaquesÚltimas Notícias

Cavalhadas de Palmeiras de Goiás serão realizadas neste fim de semana

Cavalhadas de Palmeiras de Goiás terão estrutura especial, para atender a importante manifestação cultural

Cavalhadas de Palmeiras de Goiás serão realizadas neste fim de semana

**Município conta com apoio do Governo do Estado para a preservação e fortalecimento da tradição**

A tradicional encenação da batalha entre mouros e cristãos ocorrerá neste final de semana na cidade de Palmeiras de Goiás. Os festejos, que integram o Circuito das Cavalhadas do Governo de Goiás, acontecerão nos dias 31 de maio, 1º e 2 de junho no Parque de Exposição Iris Rezende Machado.

O Circuito das Cavalhadas de 2024 abrange 15 cidades e conta com um investimento de R$ 4,4 milhões, garantindo ao público um dos mais belos espetáculos a céu aberto. Com este apoio, as Cavalhadas em Palmeiras de Goiás puderam preparar uma estrutura especial para atender a esta importante manifestação cultural.

As Cavalhadas em Palmeiras de Goiás têm mais de um século de existência. As festividades começam com alvoradas e missas, além da tradicional cavalgada de abertura dos treinos, realizada 15 dias antes das batalhas.

No primeiro dia da festa, dezenas de grupos de mascarados animam a praça da cidade, seguindo ao entardecer com o cortejo dos cavaleiros e amazonas até o Parque de Exposição Iris Rezende Machado, onde anualmente é montado o cavalhódromo da cidade.

As Cavalhadas ocorrem à noite, representando a luta entre mouros e cristãos, com destaque para a participação de uma menina palmeirense que interpreta Floripes, filha do rei mouro, que é raptada pelo rei cristão e convence o pai a se converter ao cristianismo.

**As Cavalhadas**

As Cavalhadas são uma tradicional representação dos torneios medievais que recriam as batalhas entre cristãos (vestidos de azul) e mouros (trajados de vermelho). A manifestação é inspirada no livro “Carlos Magno e Os Doze Pares da França”, que narra a batalha do guerreiro cristão contra os sarracenos, de religião islâmica.

No Brasil, há registros desse evento desde o século XVII, geralmente durante a festa do Divino nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Ao final das batalhas, os cristãos vencem os mouros, que acabam se convertendo ao cristianismo.

Em Goiás, as Cavalhadas são realizadas há mais de 200 anos. É uma festa que une religiosidade, cultura e valorização do patrimônio imaterial do estado, fortalecendo o fluxo turístico e econômico das cidades que realizam os festejos. As batalhas representam a preservação da história, da cultura e da fé do povo goiano. É uma oportunidade única para se conectar com as raízes do estado e vivenciar a grandiosidade dessa tradição centenária.

**Serviço:**
– Cavalhadas de Palmeiras de Goiás
– Data: 31 de maio, 1º e 2 de junho
– Local: Parque de Exposição Iris Rezende Machado

Fotos: Divulgação Secult

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

Botão Voltar ao topo
Verified by ExactMetrics