DestaquesTurismoUtilidade pública

Goiás Lidera o Cadastro de Turismo no Centro-Oeste

Goiás lidera o ranking de cadastros turísticos no Centro-Oeste

Goiás Lidera o Cadastro de Turismo no Centro-Oeste

Goiás se destaca como líder em cadastros turísticos na região Centro-Oeste, com 7.850 prestadores de serviços turísticos registrados de forma regular em 2024. Esses dados são provenientes do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), uma plataforma gerida pelo Ministério do Turismo em colaboração com os estados. O cadastro atesta a conformidade das empresas e profissionais do setor, proporcionando segurança para os turistas e benefícios para os trabalhadores.

Sandra Vital, coordenadora regional do Cadastur em Goiás, destaca que esses números evidenciam tanto o fortalecimento do setor quanto seu potencial de expansão no estado. “Esse avanço é um reflexo significativo em comparação a períodos anteriores, impulsionado pelas ações de conscientização promovidas pelo Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo e em parceria com os municípios.”

Goiás está na frente em cadastros regulares no Centro-Oeste, seguido pelo Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ocupando também a sétima posição no ranking nacional. Entre os dez municípios com o maior número de empresas registradas estão: Goiânia (2.809), Caldas Novas (426), Alto Paraíso de Goiás (418), Pirenópolis (354), Anápolis (346), Aparecida de Goiânia (316), Rio Verde (145), Trindade (125), Catalão (122) e Itumbiara (112).

Uma das iniciativas da Regional de Goiás é o Cadastur Itinerante, que levou ações de conscientização para municípios como Pirenópolis, Jataí, Rio Verde e Senador Canedo. Foram realizadas também palestras educativas para servidores das secretarias de Turismo, orientando sobre a importância da regularização dos serviços e os benefícios do cadastro.

Sandra Vital aponta que o aumento no número de cadastros também é resultado de esforços contínuos da equipe do Cadastur Goiás, que realiza mutirões e utiliza e-mails e ligações para orientar os prestadores de serviços sobre a importância da formalização junto ao Ministério do Turismo.

O cadastro não só oferece vantagens como acesso a financiamentos em bancos oficiais do governo federal e cursos gratuitos de qualificação oferecidos pelo Ministério do Turismo, mas também confere credibilidade ao prestador de serviços turísticos, permitindo que qualquer pessoa verifique a regularidade dos estabelecimentos.

Fotos: Vida de Mochila

Fonte: Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) – Governo de Goiás

Botão Voltar ao topo
Verified by ExactMetrics