O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o presidente da Codevasf, Marcelo Andrade e o governador Ronaldo Caiado, assinam amanhã,9, às 14 horas, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira,a abertura do escritório regional da Codevasf-Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba em Goiânia.
Trata-se de uma empresa pública brasileira, destinada ao fomento do progresso das regiões ribeirinhas dos rios São Francisco e Parnaíba e de seus afluentes, nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Sergipe, Piauí e Maranhão. Sua sede e foro ficam em Brasília.
A estrutura funcionará na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Goiânia.
As ações envolvem projetos de infraestrutura na bacia dos rios Araguaia e Tocantins, em uma área que compreende 136 municípios goianos, com criação e fortalecimento de projetos de infraestrutura e de agricultura irrigada nos municípios que integram a bacia dos dois rios.
A iniciativa estuda também fortalecer as ações já desenvolvidas pela Seapa na região, como os projetos de irrigação das cidades de Flores de Goiás e de Luiz Alves, por meio do aproveitamento da expertise e das ações da Codevasf. Além de criar novos projetos de agricultura irrigada, desenvolvendo a bacia e atuando diretamente na melhoria do bem-estar social dos municípios da região, pelo acesso às tecnologias, para a distribuição de água entre pequenos, médios e grandes produtores.
Nos meses de outubro e novembro, representantes da Seapa e da Codevasf visitaram assentamentos familiares que englobam o Projeto de Irrigação de Flores de Goiás, como Santa Maria, Bom Sucesso 1 e 2, Morrinhos, Macacão, Barra 1 e 2, Boa Vista, Conceição, São Vicente, entre outros, assim como produtores de arroz irrigado e bovinocultura de corte. Nessas visitas, constataram que as iniciativas contribuem para fortalecer as diversas potencialidades de interesse da sociedade, governo e economia goiana.