A décima nona edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2017) foi lançada oficialmente na noite dessa sexta-feira, 02/06, na cidade de Goiás. A cerimônia foi realizada durante a reabertura do Cineteatro São Joaquim, que passou por uma grande obra de requalificação.
O governador Marconi Perillo se disse honrado por lançar o festival pela 15a vez como governador, e com a emoção especial de voltar ao local do lançamento da primeira edição do evento.
A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, falou dos destaques da programação do Fica 2017 e da alegria de devolver aos frequentadores do evento a casa oficial da Mostra Competitiva, o local do coração do Fica.
Esse ano, a abertura do Fica será com o filme Caminho do Mar, dos diretores Bebeto Abrantes e Juliana Albuquerque. O filme faz sua estreia mundial e sua primeira exibição será na cidade de Goiás. A produção fala sobre o Paraíba do Sul, um rio desconhecido e estratégico para o Brasil.
Em 2017 o cinema é o principal destaque da programação do festival, que ampliou a oferta de filmes ( são oito mostras de cinema e 25 filmes competindo só na oficial), o número de lugares e as horas de projeção, que serão em DCP (Digital Cinema Package), um padrão internacional que assegura a mais alta qualidade.
Além da Mostra Competitiva, Mostra ABD Cine Goiás, Mostra Paralela e Fica Animado, Mostra Infantil de Filmes com Áudio Descrição ( inclusiva) e da Mostra da UEG, a programação terá uma mostra especial sobre a água em parceria com a Saneago, e a Mostra Uranium, em memória dos 30 anos do acidente com o Césio 137.
O Fica 2017 terá a presença da atriz Dira Paes, do jornalista André Trigueiro (Globo News), que vai lançar o livro Cidades e Soluções, e de grandes cineastas e ambientalistas. O júri da Mostra Competitiva será composto apenas por mulheres, grandes profissionais como Ilda Santiago, Marília Rocha, Sandra Kogut, Dora Jobim e a norte-americana Michelle Stethenson.
O encerramento do festival será com o show "Bossa Negra", com o cantor Diogo Nogueira e o instrumentista Hamilton de Holanda.
Também estiveram presentes na solenidade a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), Kátia Borgea, o vice-governador de Goiás, José Eliton, a primeira-dama do Estado, Valéria Perillo, a prefeita de Goiás, Selma Bastos, superintendente do Iphan em Goiás, Salma Saddi, o superintendente Executivo de Cultura da Seduce, José Eduardo Morais e diversas outras autoridades.
?
?Comunicação Setorial da Seduce