A Central Humanizada de Orientações sobre o COVID-19, implantada desde o dia 19/03 já realizou mais de 28 mil atendimentos por telefone e Whastapp. Na última semana, com o aumento do número de casos, aumentaram as ligações, chegando a uma média de 250 ligações diárias, podendo atingir mais de 800 em um só dia. A Central foi criada com o objetivo de informar e orientar sobre a Covid-19.
A principal dúvida que é recebida na central é se a pessoa está ou não com a doença, relatando sintomas específicos e sanando dúvidas a respeito do novo coronavírus. Quando isso ocorre, existem protocolos específicos para orientação e a partir das perguntas é identificado se o indivíduo possui uma síndrome gripal.
No caso de pessoas que possuem mais de 60 anos e que estão no grupo de risco, é feita uma nova orientação, mas desta vez, com a ajuda de um enfermeiro que irá avaliar o caso e se necessário será passado para um médico que poderá encaminhar para uma unidade de atendimento.
A Central não realiza marcação de consultas e sim orientação e tira dúvidas necessárias a respeito do assunto. O serviço conta com 36 técnicos de enfermagem, 16 enfermeiros, 16 médicos e um coordenador divididos em dois turnos, 7h às 13h e das 13h às 19, todos os dias da semana, inclusive nos feriados. Nos demais horários, das 19h às 7h, o atendimento é eletrônico, informando e instruindo o usuário sobre os horários de funcionamento do serviço.
O telefone da Central Humanizada de Orientações sobre o COVID-19 é: (62) 3267-6123 ou pelo Whatsapp: (62) 98599-0200. O atendimento é feito todos os dias das 7h às 19h.