A Câmara Municipal de Aparecida aprovou no começo deste ano o Projeto de Lei Complementar enviado pelo Executivo que cria o Parque Tecnológico de Aparecida de Goiânia (AparecidaTec). Trata-se de um polo voltado a empresas que realizam atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Vinculado à Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência, Tecnologia e Turismo (SICCTT), o AparecidaTec terá como objetivo a criação de um ambiente de convivência e sinergia entre universidades, o poder público e empresas do ramo da inovação tecnológica.
A área do Parque Tecnológico, anexa ao Polo Empresarial Goiás, é de 335.483,18m². “O principal objetivo do projeto é impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico da região, atraindo empresas que realizem pesquisa e desenvolvimento (P&D) e invistam em produtos, processos e serviços inovadores, dando suporte para as empresas existentes no setor de Tecnologia” – explica Ralph Vicente, secretário de Indústria, Comércio, Ciência, Tecnologia e Turismo.
O texto do projeto de lei cita que a proposta visa “incentivar a interação entre as empresas de base tecnológica, as instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento e as incubadoras de empresas com atividades intensivas em ciência, tecnologia e inovação”. Fala ainda em fortalecer os setores produtivos local e colaborar para a sua expansão nos mercados nacional e internacional e também estimular a cooperação universidade-empresa com benefícios recíprocos para ambas.
Ralph Vicente explica que a área já está pronta para a chegada das empresas. “Todo o arruamento e meio fio já estão prontos. As quadras e os módulos também já estão definidos. A parte de regularização fundiária está em fase final. Depois disso o próximo passo será a publicação do edital de chamamento nacional para o credenciamento das empresas interessadas de cada setor” – conta. Serão 80 empresas de diversas áeras, como Tecnologia da Informação (TI), Química e Farmoquímica; que contribuirão consideravelmente para a arrecadação do município através do Imposto Sobre Serviços (ISS), alíquota 100% municipal.