Caldas Novas (GO) recebe nos dias 17, 18 e 19 de maio um ponto de coleta especial para descarte de resíduos eletrônicos. A ação, intitulada ‘Drive-thru do Resíduo Eletroeletrônico’ (REEE), é promovida pela OSC Programando o Futuro e pela Green Eletron , gestora sem fins lucrativos de logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas no Brasil.
A população poderá entregar eletroeletrônicos de uso doméstico de pequeno e médio porte (computadores, impressoras, telefones, carregadores, pilhas gastas e eletrodomésticos – acesse a lista completa aqui ) sem sair do carro, respeitando as regras de distanciamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus, de forma totalmente segura. Basta levá-los aos locais onde os eventos acontecem (veja abaixo).
Segundo um relatório da Universidade das Nações Unidas, o Brasil descartou apenas em 2019 mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, sendo que menos de 3% disso foi reciclado. A ação visa sensibilizar a população sobre a importância e a necessidade da destinação correta deste tipo de resíduo.
A campanha faz parte da Caravana do Descarte, projeto que une capacitação profissional de jovens, recondicionamento de resíduos eletrônicos, doação de equipamentos, educação ambiental e preservação do meio ambiente. Os itens sem condição de uso serão reciclados, mas aqueles que possam ser reabilitados serão doados para instituições de ensino.
Reciclagem de REEE – O lixo eletrônico, REEE ou e-lixo, é um dos desafios da gestão de resíduos em todo o planeta, já que o número de dispositivos desse tipo cresce a cada ano. Além de sobrecarregar os nosso aterros sanitários, os componentes químicos são prejudiciais ao meio ambiente caso descartados e manuseados de forma incorreta, com potencial de contaminação do solo e de cursos d’água. Também representam um grande desperdício, já que, quando reciclados, eles podem ser convertidos em matéria-prima para diferentes indústrias. Como sabemos, insumos são recursos limitados na natureza e o descarte correto permite o seu reaproveitamento e a diminuição das emissões de CO2.
Para dar visibilidade ao assunto e mostrar à população a importância da reciclagem destes materiais, a Green Eletron lançou o movimento ‘Eletrônico Não é Lixo’. No site http://eletroniconaoelixo.com.
Serviço
Drive-Thru do Lixo Eletrônico
Redes Sociais: @eletroniconaoelixo, @programandofuturo
Cidade: Caldas Novas
Dias: 17, 18 e 19 de maio
Horário: 9h às 19h
Local: Praça Mestre orlando
Informações: Bruna (SEMMARH): (64) 98129-5947 ou Vilmar (Programando o Futuro): (61) 98423-4490
A Green Eletron é uma entidade gestora para a logística reversa de produtos eletroeletrônicos. A organização sem fins lucrativos, fundada em 2016 pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), atende à demanda crescente das empresas, governo e sociedade, pela criação de alternativas para a coleta e tratamento adequado dos eletroeletrônicos em seu fim de vida e cumprimento da Lei 12.305/10 PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos.A Green Eletron criou um sistema coletivo para realizar toda a logística reversa de suas associadas, o qual envolve desde a coleta até o envio do “lixo eletrônico” para recicladoras, responsáveis por transformar estes produtos em matéria-prima para a fabricação de novos produtos pela indústria. Hoje, a Green Eletron conta com dezenas de empresas associadas, fabricantes ou importadoras de eletroeletrônicos e pilhas.