O vereador Gustavo Cruvinel (PV) promove nesta terça-feira, dia 8, uma audiência pública para discutir a instalação de uma rede de alta tensão na Região Sudoeste de Goiânia. O tema vem gerando discussões há cerca de cinco anos e foi levantado, durante outra audiência pública, realizada no Parque Ambiental Macambira. Para a discussão, estão sendo convidados os órgãos municipais responsáveis pelo licenciamento da grupo, o grupo Energia Com Cidadania e a própria distribuidora de energia elétrica, a Celg-D. A audiência será realizada às 14h30, no Auditório Carlos Eurico, da Câmara Municipal de Goiânia.
Histórico – A rede foi projetada há mais de dez anos pela Celg, visando interligar três Sub-Estações localizadas na capital, com foco especial para aliviar a carga de energia da região de Campinas. São 8,5 Km proetados, passando por oito bairros de Goiânia. Desde 2012, a população resiste ao empreendimento, tendo conseguido barrar a obra, primeiro por via administrativa em 2015 e, depois, por uma decisão judicial de 2016. o pedido da população é para que a obra seja feita em um traçado que atinja um grupo menor de moradores. A Celg alega que não há outro traçado possível.
A licença ambiental foi suspensa em 2015, após uma vistoria no local de um técnico enviado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que emitiu um relatório, condenando o licenciamento. Em julho deste ano, a AMMA resolveu emitir nova licença, condicionada ao estudo de um traçado alternativo e à troca de outra rede de alta tensão, localizada no aterro sanitário de Goiânia.
Debate – Segundo o vereador Gustavo Cruvinel, a intenção é estimular o debate e tentar estabelecer um diálogo entre as partes. “Goiânia cresce, precisa de energia, mas a população tem que ser ouvida”, diz ele, justificando a audiência, que tem caráter consultivo.
SERVIÇO
Audiência pública sobre Rede de Alta Tensão da Região Sudoeste de Goiânia
Dia – 08 de agosto (terça feira)
Horário – 14h30
Local – Auditório Carlos Eurico da Câmara Municipal de Goiânia