Música, alegria e sorrisos marcaram a 30ª edição da tradicional festa de natal solidário do Hospital Araújo Jorge na tarde desta segunda-feira, 09, no auditório da unidade. O evento presenteou 150 pacientes da ala de oncopediatria da unidade, que sob a coordenação da voluntária Maria Amélia Amaral arrebanhou doações em parceria com a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). O presidente da Casa, Lissauer Vieira (PSB) foi representado no evento pela sua esposa, Kamila Vieira.
Além dela, marcaram presença na comemoração a primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado; o diretor da TV Alego, Reginaldo Júnior; a chefe de seção de Atividades Culturais, Lousane Rodrigues; o diretor da pediatria do Araújo Jorge, Dr. Rogério Cavalcante; e Dona Carmem da Casa de Apoio São Luiz.
A programação musical e teatral preparada para os pacientes animou a tarde dos pequenos que, por alguns momentos esqueceram a dolorosa e melancólica dor do tratamento contra o câncer, receberam presentes e brincaram com personagens que acompanhavam o Papai Noel. “A festa está linda. O papai noel é pequeno e eu queria ter ganhado um celular! É Meu sonho, mas o carrinho tá bom”, disse o pequeno Lucas Henrique, de 6 anos, que iniciou tratamento há duas semanas no Araújo Jorge.
A sensação de alegria e o sentimento de amor transformaram o ambiente hospitalar em um momento de confraternização movido a muitos sorrisos. “Essas festas animam as crianças porque elas saem do quarto, recebem carinho, atenção e amor. Aqui a gente vê o quanto elas são queridas e renovamos a esperança com tantas palavras de força e conforto”, relatou Núbia Alves, mãe de Henrique Vieira, 11 anos, que luta desde fevereiro contra um câncer na medula.
Durante seu discurso, Dr. Rogério agradeceu os parceiros envolvidos no projeto porque, segundo ele, a alegria faz toda diferença na recuperação do paciente. “A alegria é um reforço no tratamento por que aumenta a imunidade do paciente. Parabéns aos mais de 300 voluntários que transformam a vida dos nossos pacientes diariamente”. O diretor anunciou também a assinatura de convênio entre Hospital e Governo do Estado para sanar o déficit operacional da unidade.
“Devemos assinar ainda esta semana, um convênio com o Estado para cobrir o déficit operacional que chega a R$ 1,8 milhão. Graças à sensibilidade do Governador Ronaldo Caiado vamos zerar nosso déficit”, destacou.
Em entrevista, Kamila Vieira disse que está muito feliz em fazer parte da gestão humanizada e solidária que seu marido, Lissauer Vieira, tem desenvolvido no comando da Alego. “Sei o quanto é importante receber amor e carinho durante o tratamento. Passei o mesmo drama com minha mãe. Por isso, eu e meu marido fazemos questão de promover e contribuir com projetos sociais como este, que levam esperança e cuidado aos doentes. Na verdade, compartilhar momentos como estes são mais benéficos para nós do que para eles, nos enche de força para seguir a vida”, avaliou Kamila.
A tarde de Natal com as crianças foi encerrada com a apresentação do grupo de teatro Imagine Eventos e a música ficou por conta de Aline e Daniel, que cantaram ao som de arpa e violino e para fechar com chave de ouro, a dupla Di Paulo e Paulino cantou clássicos sertanejos.