O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Anápolis promoveu na manhã de quarta-feira (16/09) palestra sobre o tema Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio. A ação, voltada para os adolescentes e trabalhadores da unidade, integra campanha da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), que tem por objetivo prevenir e reduzir o número de suicídios no Brasil.
O Case, que abriga adolescentes em conflito com a lei, é uma das unidades do sistema socioeducativo do Governo de Goiás. O centro é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).
O palestrante foi Michael Rossane Machado, fundador da Associação Cristã de Apoio ao Vulnerável (Acav). Ele informou os adolescentes quanto a tratamentos e formas de ajudar ou buscar por ajuda em casos relativos ao suicídio.
Conforme a coordenadora pedagógica do Case de Anápolis, Ana Alice Cunha, durante a palestra foram respeitados todos os procedimentos de biossegurança e distanciamento, conforme é determinado pelos órgãos de saúde.
Um dos socioeducandos que participaram relatou que a palestra o fez repensar suas ações. Ele, segundo Ana Alice, tem em seu histórico diagnóstico de ansiedade grave, que o levou a uma tentativa de atentar contra a própria vida, tomando altas doses de medicamentos. “Eu tinha muita tristeza, me sentia muito só, mas isso não é motivo para tirar minha própria vida. Nós, que somos jovens, temos uma vida toda ainda. Tirar ela é besteira”, disse ele.
O socioeducando disse que aprendeu com a palestra que existem outras oportunidades para quem errou, para quem está passando momentaneamente por problemas. “Podemos procurar ajuda, procurar melhoras. Já senti vontade [de suicídio], mas penso que tenho família que me espera lá fora, tenho o meu filho. Não quero mais isso, porque não será ruim só para mim, mas também para as pessoas lá fora, que vão sofrer por minha causa”, comentou.