A primeira-dama Luciana Marie Ishizuka de Rezende desenvolve programas que vão do início da vida do hidrolandense até seus últimos suspiros.
Há três anos, quando assumiu a Secretaria de Ação Social de Hidrolândia a primeira-dama Luciana Marie Ishizuka de Rezende ainda não sabia o que esperar. Mas se lembra que encontrou uma secretaria totalmente desorganizada e sem a menor condição de trabalho.
“Em relação aos documentos, por exemplo, faltavam muito. Em relação ao Minha Casa, Minha Vida, a gente não tinha documentos sobre os beneficiários. Até dizem que havia uma sala de costura moderna aqui e nós nunca vimos. Só máquinas bem antigas que ficaram. A gente teve de reestruturar tudo.”, disse a Secretária no prédio da Secretaria de Ação Social de Hidrolândia que há pouco mais de três foi totalmente reformado e reformulado.
A Secretaria comandada por Luciana reúne e desenvolve projetos cujos objetivos são o de qualificar, ajudar e cuidar das famílias hidrolandenses. “Nós desenvolvemos vários projetos em parceria com a União e com o Estado, mas, claro, quando não conseguimos fazemos por contra própria”.
Para emancipar as famílias da cidade a Secretaria se tornou o símbolo de quem quer melhorar de vida, ou simplesmente ajudar na complementação da renda da casa. “aqui nós oferecemos cursos de feitura de salgados e de doces. De artesanato. De manicure. Enfim, cursos em que as pessoas podem fazer algo dentro de suas casas e ainda assim sustentar o próprio lar”.
O que importa na Secretaria é que todos que precisem de ajuda a encontrem no poder público. “Temos aqui um projeto chamado Mamãe coruja que ajuda as gestantes em todo processo de gestação e no final todas ganham um Kit com Fraudas, Banheira, Sacolas.”, ressalta a secretária.
Outro projeto interessante idealizado por Luciana é o “Pensar Magro”. No projeto, pessoas que estão acima do peso conseguem orientação para ter uma alimentação mais saudável. Têm contato com nutricionistas e outros especialista que ajudam a população a ficar em forma.
Se, por um lado quem come demais tem ajuda para emagrecer, que come de menos também conta com a ajuda da secretaria. “Todos os anos fazemos o Rodeio Show cujo ingresso é dois quilos de alimentos, dessa forma conseguimos entregar todos os meses cestas básicas para as famílias mais carentes”.
As crianças e os vulneráveis também são acolhidos pelos projetos da Primeira-dama. O projeto Crescer Feliz foi idealizado para que as crianças preencham seus horários fora da escola. Em um mesmo local é oferecido a mais de 150 crianças aulas de Teatro, Dança, Música e Esportes. Além de reforço escolar. “As crianças se utilizam do transporte escolar, e também lancham no projeto”.
Os idosos contam com um Centro de Convivência em que desenvolvem várias atividades, além dos famosos bailes. A prefeitura também ajuda as famílias mais carentes quando precisam enterrar seus entes queridos. “Nós ajudamos com u auxílio funerário para que as pessoas tenham dignidade na hora da morte. Existem pessoas mais humildes que não poderia enterrar dignamente seus familiares sem eles”.
Dessa maneira a Secretaria de Ação Social de Hidrolândia tem mostrado que em tempos de crise e de desamparo institucional com criatividade e boa vontade é possível atender o cidadão mais carente desde os primeiros choros até o fim de suas vidas.
Principais programas desenvolvidos pela Secretaria de Ação Social
Projeto Mamãe Coruja
Projeto voltado para as futuras mães da cidade. O projeto é formado por palestras e cursos de como cuidar do bebê da higiene à segurança das crianças. Também é feito oficinas de artesanatos e a preparação do Kit Bebê. No fim do curso as mamães ganham um kit com fraudas banheiras, malas. Tudo para receber da melhor maneira o novo hidrolandense.
Projeto Pensar Magro
Projeto idealizado pela Primeira-Dama é um projeto multidisciplinar que ajuda as pessoas acima do peso a emagrecer. Nele quem está fora de forma aprende a comer melhor, e a adquirir hábitos saudáveis.
Projeto Crescer Feliz
Projeto desenvolvido para substituir o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. As crianças cumprem o turno que estão fora da escola em um espaço com várias atividades como dança, teatro, esportes, além de terem reforço escolar.
Projeto Vale Gás
O morador de Hidrolândia que não tiver condições pode se cadastrar na secretaria e receber o vale gás. Esse vale dá direito a um botijão de gás a cada dois meses.
Projeto de Planejamento Familiar
O cidadão de Hidrolândia que quiser fazer planejamento familiar só precisa se inscrever no programa. Mulheres e seus parceiros discutem com profissionais da saúde se querem ou não ter mais filhos. Caso já estejam satisfeito podem optar pela laqueadura ou pela vasectomia.
Projetos de Qualificação
A secretaria oferece vários cursos profissionalizantes em diversos seguimentos. De cursos da área culinária a curso de artesanatos, passando por cursos da área de beleza como de manicure.
Projetos para pessoas em situações vulneráveis
Nesses projetos os Idosos têm atenção especial com projetos voltados para eles, bem como os bailes da terceira idade. Também há apoio da secretaria na manutenção do Asilo São Francisco de Assis e no Orfanato da Dona Genilde.