A palhaça Pepa Plana (Espanha), o palhaço João Carlos Artigos (RJ) e produtor teatral Marcelo Bones (MG) são os convidados para ministrar as oficinas do 6º Na Ponta do Nariz. As inscrições podem ser feitas até 6 de setembro (quarta-feira) pelo e-mail grupobastet@gmail.com, mediante envio de dados pessoais, carta de interesse e currículo. Realizado pelo Grupo Bastet, com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, IBERESCENA e Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia, entre 15 e 28 de setembro, o festival internacional de palhaçaria e comicidade também prevê espetáculos, Cine Clown, o Fórum de Sustentabilidade em Arte, show de variedades e a já tradicional Palhaceata, intervenção urbana de abertura.
A palhaça catalã mais conhecida da atualidade fez fama mundial no elenco do Circo de Soleil, com o espetáculo Amaluna (2012). De passagem por Goiânia, Pepa Plana conduzirá a oficina “Viver en el país de si!!”, entre 16 e 19 de setembro, no SESC Centro. Com carga horária de 20 horas, o curso é gratuito e aborda o signo do palhaço não como personagem ou ator, mas como pessoa. “O mais humano dos seres humanos. O palhaço já existe dentro de si e é ele multiplicado por mil. Trabalhar com o palhaço é trabalhar com o coração”, reflete a atriz.
Também gratuita, a oficina com Marcelo Bones pretende inspirar “Caminhos para a Circulação Nacional e Internacional”, de 17 a 19 de setembro, no Teatro SESC Centro. Programador, consultor e assessor de importantes festivais teatrais brasileiros, Marcelo Bones tem como objetivo a capacitação de companhias, grupos e produtores das artes cênicas para ampliação das possibilidades de circulação pelo mundo. A ementa também visa preparar os participantes para o MICSUR − El Mercado de Industrias Culturales del Sur, que acontecerá em abril de 2018, em São Paulo.
Em parceria com o projeto Palhaço Beterraba em Concerto, o Grupo Bastet inclui na programação do festival “O jogo como técnica”, a ser ministrado pelo carioca João Carlos Artigos, nos dias 22 e 23 de setembro, no Teatro SESC Centro. Com 8 horas/aula, o curso é voltado para quem desejam utilizar as tecnologias humanas para comunicar/afetar outras humanidades e custa R$ 200. Para desenvolver o trabalho, o artista instiga os atores participantes a tornarem seu ofício uma brincadeira, uma experiência de fruição coletiva, utilizando princípios técnicos seculares, que tornam a arte de fazer rir uma necessidade vital.
“A formação é a espinha dorsal que estrutura todo o festival. Por isso, a cada edição do Festival programamos grandes mestres e mestras da palhaçaria, que ministram cursos intensivos para profissionais de todo o país e do mundo”, arremata o diretor do Grupo Bastet, Thiago Moura. Segundo ele, o trabalho resultante das oficinas também integra a programação, por meio do Cabaré Na Ponta do Nariz, show de variedades que encerra o festival no dia 28 de setembro. Com direção de Adelvane Néia de Lima, da Cia CIA Humatriz Teatro (PR), a montagem do espetáculo final envolverá os participantes das oficinas, em atividades nos dias 23, 25, 26 e 27 de setembro, durante a tarde no SESC Centro.
SERVIÇO
Prazo final para inscrições: 6 de setembro (quarta)
Oficina: Viver en el país de si!!
Ministrante: Pepa Plana (Espanha – Catalunha)
15/9 – 13h às 16h
16/9 – 9h às 13h
17/9 – 14h às 18h30
18/9 – 14h às 18h30
19/9 – 14h às 18h
Teatro SESC centro
Carga horária: 20 horas
Oficina: Caminhos para a Circulação Nacional e Internacional
Ministrante: Marcelo Bones (MG/Brasil)
17 a 19/9 – 10h às 13h
Teatro SESC centro
Carga horária: 9 horas
Oficina: O jogo como técnica
Ministrante: João Carlos Artigos (Rio de Janeiro/Brasil)
22 a 23/9 – 9h às 13h
Teatro SESC centro
Carga horária: 8 horas
Direção do Cabaré na Ponta do Nariz
23, 25, 26 e 27/9 – 14h às 18h
Teatro SESC centro
Carga horária: 16 horas
Mais info: http://www.napontadonariz.com