Sociedade

Virada em Goiânia: Vanderlan assume o primeiro lugar, aponta pesquisa Veritá

Vanderlan Cardoso (PSB) assumiu a liderança na disputa pela prefeitura de Goiânia e apareceu numericamente à frente pela primeira vez nestas eleições, conforme mostra pesquisa realizada pelo Instituto Veritá e divulgado pelo jornal A Redação ontem 13. O candidato do PSB tem 50,1% dos votos válidos, enquanto Iris Rezende (PMDB) aparece com 49,9%.

O levantamento realizado pelo Instituto é o que conta com maior número de entrevistados (1.054), tem a menor margem de erro dentre todos que atuam em Goiás (três pontos) e foi o que mais se aproximou do resultado final das urnas no primeiro turno das eleições deste ano.

“É motivo de festa, de alegria, e sabendo que nós estamos no caminho certo, apresentando propostas em uma campanha bonita como a nossa. Vamos continuar com esse clima propositivo, em contato direto com a população nas nossas caminhadas e reuniões”, celebrou Vanderlan Cardoso.

Na última divulgação do Veritá, apresentada no dia 5 de outubro, a diferença era de 3,8 pontos, já que Iris reunia 51,9% da preferência e Vanderlan tinha 48,1%. “Em um cenário tão disputado, é motivo de comemorar uma variação positiva, frente a uma queda do adversário”, destacou o candidato do PSB.

A pesquisa, registrada no TRE/GO com o número 05733/2016. foi realizada entre os dias 8 e 12 de outubro. Foram ouvidos 1.054 eleitores e a margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos.

Pesquisa mostra eleitor
confiante em Vanderlan

Na pesquisa espontânea, quando não é dada opção de nome ao eleitor, o candidato do PMDB, Iris Rezende, aparece numericamente à frente de Vanderlan Cardoso (PSB), apesar de estarem tecnicamente empatado, levando-se em contra a margem de erro de três pontos para mais ou para menos.

O peemedebista tem 39,7% das intenções de voto, enquanto Vanderlan Cardoso registra 37,6%. Ainda no cenário espontâneo, 17,5% dos eleitores não souberam responder em quem pretendem votar e 5% declararam que vão votar em branco ou anular o voto.

O que mostra que, quando são apresentados os nomes dos dois candidatos, Vanderlan supera Iris. A explicação de especialistas é que o candidato do PMDB possui 60 anos de vida pública e se torna a resposta automática do eleitor, mas quando comparado com outro candidato, perde terreno na decisão do voto.

“Já sentimos o clima de virada nas ruas”, comemora Vanderlan

Candidato visitou bairros Maysa e Parque dos Buritis na companhia do prefeito reeleito de Trindade, Jânio Darrot, e do ex-candidato Djalma Araújo (Rede)

“Essa confiança demonstrada pelos cidadãos em nossos projetos nos incentiva, cada vez mais, a lutar pelo desenvolvimento da nossa capital. Agradecemos pelo apoio de todos e já sentimos o clima de virada nas ruas”, comemorou Vanderlan Cardoso (PSB) em caminhada nesta quinta-feira, 13, nos bairros Maysa e Parque dos Buritis.

O candidato do PSB estava acompanhado do prefeito reeleito de Trindade, Jânio Darrot, na região que faz divisa entre os dois municípios, e do ex-candidato a prefeito e vereador por Goiânia, Djalma Araújo (Rede). “A candidatura do Vanderlan esta em acordo com várias de nossas propostas, que avançam no sentido de fazer de Goiânia melhor”, disse Djalma.

Ele ainda reforçou que as ideias do outro candidato são um verdadeiro retrocesso para a cidade. “Há a necessidade de unir todas as forças e reconstruir a cidade, pois o PT e PMDB destruíram nos últimos anos, e eu falo com conhecimento e propriedade, pois fui vereador no mandato deles”, completou o vereador.

O prefeito de Trindade destacou que todos os gestores das cidades da região metropolitana de Goiânia devem se unir para tratar de problemas comuns a elas e buscar soluções que possam atender aos mais necessitados, especialmente no transporte coletivo e na geração de emprego, por meio de parcerias entre os municípios. “O Vanderlan já se mostrou um grande administrador e está aberto a dialogar com todos, independentemente do partido político”, reforçou Jânio Darrot.

Esperança
O candidato Vanderlan Cardoso tem sido para muitos moradores de Goiânia e de toda a região metropolitana a esperança de mudança nos rumos da cidade. “Eu e toda a minha família vamos votar no Vanderlan. Ele é um cara novo, inteligente, tem propostas boas para a capital”, disse o pequeno empresário José Pereira.

A aposentada Irani Gomes espera que o futuro prefeito de Goiânia venha a investir prioritariamente em Saúde e no transporte coletivo. “A saúde de Goiânia é um caos. O transporte publicou, então, nem se fala. Está uma calamidade”, explicou. Irani disse que tem um carinho muito grande pela capital e que torce para que Vanderlan venha a ser o novo gestor da cidade. “Eu quero muito que ele ganhe e que ele faça a diferença”, concluiu.

“Temos uns três postinhos aqui, e em todos eles faltam profissionais e medicamentos para aqueles que precisam”, contou Bruno Rodrigues, 20, que mora no setor Maysa, em Goiânia. O jovem reclama também do uso de drogas no local. “Precisamos de um prefeito que invista em programas sociais para os jovens para diminuir esse problema aqui, e acredito que o Vanderlan possa fazer tudo isso pela nossa região”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Verified by ExactMetrics