Meio Ambiente

Virada Ambiental mobiliza municípios e entidades

Pelo segundo ano consecutivo acontece nesse mês de novembro o programa Virada Ambiental, criado recentemente, e que vem se expandindo rapidamente devido ao seu elevado grau de importância. A iniciativa já está sendo levada inclusive para outros estados. Em 2019 foram plantadas cerca de 500 mil mudas pelas prefeituras goianas e esse ano o número será superior. Considerado atípico devido a pandemia da Covid 19, o evento está acontecendo com a realização de outras ações além do plantio. Desta vez o evento não acontece em apenas um dia, dia 22 de novembro, mas as prefeituras têm a liberdade de promovê-lo em qualquer período do mês.

Participam como parceiros a Associação Goiana de Municípios (AGM), Federação Goiana de Municípios (FGM), Universidade Federal de Goiás UFG), ANAMMA, CREA-GO, Ministério Público, Receita Federal, Saneago, Emater, Assembleia Legislativa, Secretaria da Agricultura (Seapa) e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

O programa também está sendo levado para outros estados brasileiros, comprovando que é um dos maiores projetos ambientais da atualidade.

 

Entidades e Municípios em Ação

Um dos eventos do projeto foi o plantio de mudas promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) que coordena a sua execução e que aconteceu no Campus 2. Participaram inúmeras autoridades e toda a comunidade universitária. A UFG foi a mentora da criação do Virada Ambiental e o reitor Edward Madureira destaca a sua importância como sendo uma ferramenta eficaz e de grande poder de conscientização da população quanto a necessidade da preservação do meio ambiente. “Levamos essa mensagem não somente junto a comunidade escolar, os alunos, mas também à toda a população”.

A AGM também atua para a difusão do projeto, mobilizando os municípios. O presidente Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho) participou desse evento e destacou a importância das parcerias. Atualmente são mais de dez entidades, instituições e órgãos públicos. “Somente através da união de todos, das parcerias, que é possível de se conseguir esses importantes resultados. Agradecemos à todos os municípios que participaram esse ano e convidamos aos futuros prefeitos para que não deixem essa ideia morrer”, salientou.

Ciclistas aderem ao Virada Ambiental

Esse ano uma das ações executadas em várias cidades foi a promoção de passeios ciclísticos, percorrendo trilhas em contato e harmonia com a natureza com as participações de todas as idades. Em Hidrolândia foram percorridos cerca de seis quilômetros. A prefeitura coordenou o evento e deu total apoio aos participantes. Também foram plantadas mudas, como incentivo a recuperação da natureza. Cada ciclista fez a doação de uma muda no ato da inscrição.

Em Goiandira, no Sul do Estado, também aconteceram várias ações. Foram plantadas duas mil mudas. O prefeito Odemir Moreira de Melo comemorou a participação da população na mobilização. Um dos eventos foi um passeio de canoagem pelo Rio Veríssimo quando foram recolhidos lixos nas margens e no leito do rio. Foram quase 500 quilos de lixo coletados.

Botão Voltar ao topo
Verified by ExactMetrics