“São esses bons exemplos que fazem com que as cidades cresçam e se desenvolvam”, afirmou o pré-candidato a prefeito de Goiânia pelo PSB, Vanderlan Cardoso, durante reunião com os integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia – Codese, na última semana, no Diretório Metropolitano do PSB, quando lhe foi entregue o documento ‘Goiânia 2033 – O Centenário’. Trata-se de um projeto elaborado por uma equipe técnica competente com o objetivo de planejar Goiânia para 2033, ano de seu centenário, com o intuito principal de melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da capital.
Vanderlan elogiou a iniciativa do Codese e destacou a importância da participação da sociedade civil organizada na busca por uma cidade melhor. “Estive recentemente em Medellín para conhecer os projetos que a cidade adotou e que a tornou modelo para o mundo. Lá descobri que, a primeira coisa que fizeram para mudar a realidade da cidade foi terem atitude, ação. A prefeitura, a sociedade civil organizada, a população em geral se uniram e trabalharam para transformar aquele lugar. E conseguiram. E essa iniciativa do Codese também significa atitude. Eu aprovo totalmente esse trabalho e vou adotar o projeto do Conselho em nosso plano de governo”, comentou.
O presidente do Codese, Renato de Sousa Correia, explicou que espera a adesão do pré-candidato à proposta e que haja comprometimento para que os projetos iniciados não sejam encerrados após o fim do mandato que se inicia no próximo ano. “Esse é um projeto para 2033, não para um mandato apenas”, declarou.
Vanderlan Cardoso endossou a colocação do presidente, lembrando que um dos principais prolemas das administrações atuais é a inconsistência dos projetos. Não pensam a cidade para a próxima geração, mas pensam apenas na próxima eleição. “O sucesso da nossa administração em Senador Canedo se deu por termos planejado a cidade para 30 anos à frente, e não apenas para os quatro anos da administração”, explicou.
“É um sonho ver a participação de tantos empresários e profissionais liberais preocupados em apresentar, para nossa capital, projetos discutidos com profissionais de diversas áreas a fim de solucionar problemas que afligem a população de Goiânia”, destaca o pré-candidato.
Vanderlan Cardoso informou que pretende incorporar o trabalho do Codese no projeto que está montando para a transformação de Goiânia. “Pra mim, como pré-candidato, considero como muito importante estar recebendo aqui um documento que foi estudado e bem planejado. Vejo até como uma assessoria que vai nos ajudar, inclusive, a complementar nosso plano de governo para a cidade de Goiânia”, destacou.
Único entre os pré-candidatos que tem experiência frente à prefeitura de uma cidade, Vanderlan pontuou a importância que teve a participação popular na mudança que executou na cidade em que foi prefeito, deixando claro que pretende a mesma integração em Goiânia. “Quero participar desse projeto e quero o envolvimento de todos. Vamos ouvir as sugestões e até ampliar a participação da sociedade nessas discussões, incentivando para que venham mais pessoas para participar de um projeto inovador e bonito como este”, finalizou.