Desde a última sexta, 24, já está na conta de 85 prefeituras e entidades de saúde do Estado de Goiás o valor referente às emendas do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) destinadas à área da saúde. O valor total empenhado e pago foi de R$ 20.561.540,00 e poderá ser utilizado também no tratamento da Covid-19 nas unidades de alta complexidade e no combate ao vírus, nas unidades de atenção básica de saúde.
Entre as instituições beneficiadas estão a Santa Casa Misericórdia de Anápolis, Santa Casa Misericórdia de Catalão, Santa Casa Misericórdia de Goiânia, Associação de Surdos de Goiás, Fundação Banco de Olhos, Hospital Araújo Jorge, Casa de Eurípedes, Associação de Serviços à Criança Especial de Goiânia, APAE Goiânia, APAE Itumbiara, Hospital Padre Tiago na Providência de Deus em Jataí, Hospital do Câncer, Maternidade Augusta Bastos e Associação Beneficente Auta de Souza em Rio Verde e Vila Cotolengo em Trindade.
Para o senador Vanderlan Cardoso o recurso chega aos municípios em um momento muito importante. “Essas são emendas de nossa iniciativa destinadas a custeio em saúde e que irão contribuir, e muito, com as ações de combate ao novo coronavirus”, diz. Ele lembra por exemplo que em Itumbiara, será adquirido uma ambulância específica para pacientes renais crônicos, que estão no grupo de risco do contágio ao coronavírus. Desde o início de nosso mandato, a saúde tem sido uma prioridade e nesse momento delicado não seria diferente”, disse Vanderlan.
O senador também remanejou outros R$ 21.942.323,20 em recursos para o combate específico da Covid-19, juntamente com o deputado Francisco Júnior. Os cerca de 22 milhões foram destinados ao Hospital de Campanha Estadual (Hospital do Servidor), Hospital de Campanha de Goiânia (Maternidade Oeste), Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), Hospital de Campanha de Aparecida de Goiânia e mais 45 municípios.
Doação de EPI’s
Além do pagamento das emendas destinadas ao custeio em saúde para 85 cidades (Goiânia recebeu nove) e o remanejamento de para outras 20, o senador Vanderlan iniciou a distribuição de 6 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), máscaras de proteção facial em PVC para os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19.
Duas mil unidades do equipamento, fabricado pelo Grupo Cicopal através de parceria técnica com a Universidade Federal de Goiás (UFG), foram destinadas a dez unidades de saúde de alta complexidade da capital Goiânia. Outras quatro mil máscaras em PVC serão entregues para os profissionais da saúde em todo o estado. “Continuamos trabalhando para não deixar o Brasil parar e proteger os trabalhadores”, disse o senador.